Só Porque Sou Negra, Sou Ladra?

Eu, Marilda, mal sabia eu que logo após voltar ao colégio. Seria ainda mais achincalhada pelos alunos. Saber eu até sabia, mas eu não imaginaria em hipótese alguma que eles poderiam levar tão a sério o ódio de ter uma negra bolsista habitando o mesmo ambiente que eles e aprendendo as matérias do mesmo jeito que eles. Acho que para as pessoas que se intitulam “branco”, o negro sempre será inferior e não pode ter uma educação de qualidade. Mas na atual hipocrisia que vivemos neste país, eu não posso julgá-los também. Os brancos sempre tiveram essa ideologia. Negro tem que ser pobre, ferrado e favelado. Quantas vezes você vê um negro no alto nível hierárquico de uma empresa? É muito raro!

A lei áurea foi assinada pela Princesa Isabel há exatos 130 anos. Pois a abolição da escravatura ocorreu em 13 de maio de 1888, mas parece que aquelas mesmas coisas continuam acontecendo em pleno século XXI e ano 2018. A única diferença é que agora os negros não são mais “assalariados”. E essa imagem do negro ser tudo de ruim vem desde àquela época. Então, por que não em pleno século XXI acusarem a única negra do colégio de ladra?

Porque foi isso que aconteceu. O celular de uma menina sumiu e de repente por obra de magia apareceu na minha mochila. Armaram pra mim. Eu sei disso. Mas em meio a um ambiente daqueles, que só tem branco, filho de rico, quem acreditaria numa pobre, negra, bolsista? Ninguém! E por causa disso eu perdi a minha bolsa no colégio. Uma coisa que me deixa muito entristecida é isso. É saber que por você ser pobre, negra e bolsista numa escola da alta classe carioca, você é o alvo mais evidente, mais fácil. Ainda mais pelo celular, não estamos falando desses celulares que pobre tem não. Estamos falando de um celular que tem uma maçã atrás e custa uma fortuna. Diante disso, qual pobre não ia querer um celular como aquele? Acho que quem armou pra mim, pensou desse mesmo jeito. “Logo que ela é pobre e jamais poderia conseguir um celular desse, vou incriminar ela como ladra”. Pois para esse tipo de gente, você só pode ter as coisas roubando. Mas eles estão muito enganados ao meu respeito, pois sou uma pobre, negra, moradora do Méier, mas se tem uma coisa que mamãe sempre nos ensinou foi honestidade e jamais colocar a mão em alguma coisa que não nos pertence!

As vezes parando para pensar eu acho que um pobre pode educar seu filho bem melhor do que um rico- eu sei que você pode estar achando que eu sou louca por achar isso – mas as dificuldades te ensinam para a maior escola. A vida! Sempre vivendo e aprendendo!

Ramon Silva

Ramon Silva R
Enviado por Ramon Silva R em 25/11/2018
Reeditado em 25/11/2018
Código do texto: T6511178
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.