CAVALGADA ESTELAR


fotos do autor

Da série:Diário de minhas andanças
05/09/2011



Vamos ! Alazão da tarde.
Avance de mansinho ,sem nenhum alarde...
[ Pra não ferir sensibilidades de margaridas ]

Num trote macio beirando águas mansas e,assim,como quem quer nada...
Peguemos a estrada a buscar das sobras , na fundição do sol,
tuas ferraduras em ouro maciço,antes que a noite escorra-se em negrumes.

Mas não te inquietes, caso isso ocorra ,pois...
[ Vagalumes archotarão nossas veredas ]
Até que o céu (negro bibelô) renda-se ao compasso dêste teu galope
faíscando astros em escuro breu.
Pois que lá em baixo:
[ Na solidão do pântano,frágeis margaridas sonharão luares ]

E nem saberão de nossas orgias,de nossas falácias,por aí...Em tantas galáxias.
De todos os porres,de tôdas as festas...tôdas as serestas,
Das muitas esquinas,das estrelas nuas em becos de luas.
Quando a madrugada estelar,cheirando à narcisos,der o seu aceno...
Voltaremos plenos,num galope lerdo pela invernada.
Cantando em falsete farelos de rimas de febril noitada.
E no véu do silêncio vamos se achegando,na cumplicidade..Pé,ante pé,pra não acordar:
[ Do sono imaculado,o florido charco ]
Ao raiar da aurora,o sol num sorriso, o encontrará “sozinho”...
Alazão da tarde.
[ Plácido,servil,sem fazer alarde ]
Ruminando a noite...
A pastar quietinho entre as margaridas.
Joel  Gomes  Teixeira
Texto  reeditado.Preservados os comentários ao texto anterior:




Comentários
61528-mini.jpg
27/02/2015 17:07 - geraldinho do engenho
PARABÉNS PELA INICIATIVA QUE SERÁ ACATADA COM MUITA HONRA...POSTEI UMA MENSAGEM DEDICADA AO AMIGO NO MEU BLOG CONFIRA POR GENTILEZA! ABRAÇOS FRATERNAIS!


58821-mini.jpg
26/02/2015 10:45 - Marcia Portella
Mergulhei em sonhos envolvida neste canto lindo...Obrigada por esse momento...


60010-mini.jpg
25/02/2015 20:19 - Giustina
Essa cavalgada é tudo de bom! Maravilhoso teu poetar, com as imagens bem de acordo. Abraços.


05/08/2014 10:14 - Lourdes Bernadeth Berton [não autenticado]
Concordo com a Magdatrovador. Difícil dizer qual otexto do Joel é o mais especial, mas este......está "mais que perfeito". Metáfora-poética ou será Poesía-prosa-metafórica ou será quase-fábula-poesía?????? Seja o que for está maravilhoso. Um deleite intelectual ler este texto.


34103-mini.jpg
21/05/2013 23:48 - EDSON PAULUCCI
DEZ! COM LOUVOR!


96102-mini.jpg
14/09/2011 11:10 - paulo rego
Impecável, Irati, de enorme inspiração e beleza invulgar. Meus calorosos aplausos, poeta. abç


95450-mini.jpg
12/09/2011 07:54 - Lilia Costa
Uau! Linda demais esta cavalgada estelar. Boa semana.


33314-mini.jpg
09/09/2011 22:30 - Lisyt
Que lindo Joel! O poeta se agiganta e transforma em beleza tudo que vê. Você se supera a cada dia. Parabéns!!


09/09/2011 15:24 - magdacrovador [não autenticado]
Menino, estou deslumbrada. Um texto metafórico que mergulha num mar poético encantado... Ah! Você continua sendo meu ídolo brasileiro! Será que o meu querido Victor Hugo baixou aí em Irati.rsrsrs. Joel, obrigada pelos lindos e inteligentes comentários. Uma boa tarde. Abraços.


96413-mini.jpg
09/09/2011 06:50 - PAMPOETA
Nossa !!! um fluxo de inspiração, sabes fazer o alazão galopar sobre os versos... e trotear em prosas... Um Abraço !!! PAM


8860-mini.jpg
08/09/2011 23:37 - Malgaxe
A sua poesia mostra ai que vc anda inspiradissimo, e quem disse que vc só escreve crônica, pode ver esta poesia e mudar de idéia, aliás eu ja vi a muito isso. E estas flores rapaz, eu nunca ia saber que é margarida, eu sou péssimo com nome de flores, quem sabe uma fotográfica com teleobjetiva logo, logo, heim? abraços


59032-mini.jpg
08/09/2011 21:19 - Anita D Cambuim
Muito boa prosa poética, Joel! A foto é mais um presente pra quem já se delicia com seus textos.


60010-mini.jpg
07/09/2011 20:28 - Giustina
O que li aqui hoje, me encantou a acalentou a alma! Tua capacidade de transformar poeticamente as coisas mais simples, é ímpar! Grande abraço.


4537-mini.jpg
07/09/2011 20:04 - Lilian Reinhardt
Simplesmente magico esta corbélia de margaridas aconchegando o alazão sábio das infinitas tardes que acendem-se à noite com o archote dos vagalumes. Mil parabéns poeta da minha terra, virei com buscar essa magia para leva-la à Lanterna de Vagalumes. DEixando-lhe um bouquet de vagalumes, obrigada pela partilha!


11930-mini.jpg
06/09/2011 21:07 - Clair Edelweiss
Se eu não tivesse lido que eras do Paraná, jurava que era gaúcho pelo prosa, linda, linda belos versos. Agradeço a visita e o gentil comentário, volte sempre, um forte abraço.


60827-mini.jpg
06/09/2011 18:59 - RobertoRego
Joel, sua magnífica foto o inspirou nesta maravilha de prosa poética. O belo animal, tranquilo em meio às margaridas, integrando-se à natureza bucólica dessas paragens, fez com que brotassem da sua fabulosa pena o texto brilhante que encanta e seduz seus leitores. Intensos aplausos, ilustre amigo-poeta, abração, paz e alegria (ah, imagina que comecei no início da tarde a crônica do garoto pescador com o título PESCADOR MIRIM, mudando depois, pode? "Transmimento" de "pensasão" (rsrsrs)? Mas, lhe juro, o fato ocorrido foi a mais pura verdade). Boa noite, Joel! ...


96090-mini.jpg
06/09/2011 16:59 - verita
Boa tarde Iratiense, agradeço a carinhosa visita e te parabenizo pela inspiração de um versejar mágico nesta prosa, está magnífica, abraços!


93967-mini.jpg
06/09/2011 16:53 - isis inanna
Belissimo caro poeta, parabéns pela inspiração e construção;adorei te ler.abraços.(Isis)


89518-mini.jpg
06/09/2011 16:48 - YARA FRANÇA
PUXA, UMA VEREDA ILUMNADA POR VAGALUMES COMO ARCHOTES, É MUIIIITO POÉTICO. HÁ QTO TEMPO EU NÃO VEJO UM VAGALUME.


95566-mini.jpg
06/09/2011 15:41 - luciana vettorazzo cappelli
"Frageis margaridas sonharão luares..." e o alazão tão de mansinho não as acordará. Eu nunca vi imagem mais bonita, piá do sul! Linda, linda poesia. Parabéns.