LINGUAGEM INCLUSIVA

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

PREZAD@S

Empregamos o plural, em determinados casos, valendo para o masculino e o feminino. Assim: Prezados (eles e elas). Para o movimento feminista, LGBT e outros, a linguagem que inclui o feminino no masculino não seria inclusiva. Pelo contrário, seria sintomaticamente machista. Passou-se, então, ao desdobramento, como nas fórmulas: Brasileiras e brasileiros! Cidadãs e cidadãos! Todavia, a linguagem atual costuma ser simplificada e essa fórmula analítica não colou. Tenho visto mensagens eletrônicas assim: prezad@ (homem e mulher), prezad@s (homens e mulheres). Esse sinal gráfico se justificaria pelo fato de constar de um “a” minúsculo envolto num círculo aberto, o que seria interpretado como uma sobreposição das letras a+o=@. Outra proposta: usar a letra “x” em vez de @, por exemplo: “Todxs são iguais perante a lei”. Todxs...

No caso de utilizarmos barras para as duas desinências, assim: todos/as, eles/as, há quem diga que o feminino deveria preceder ao masculino, em consonância com a ordem alfabética: todas/os, elas/eles. Enfim... Filigranas podem refletir um bizantinismo sem resultado prático ou de consequências imprevisíveis, sobretudo na escrita padrão, considerada culta. Conceitualmente, a linguagem inclusiva tem como objetivo desconstruir a ideia longeva do masculino como universal, já que o contrário de fato não se dá: o feminino como universal, incluindo o masculino.

Não é minha intenção impingir qualquer posição. Numa nesga de crônica, meu objetivo é expor sucintamente o estado da questão. Aliás, uma metodologia que vem desde a Idade Média, em latim: “status quaestionis”. Fazer sentir as questões aí envolvidas: reforma ortográfica oficial, linguística, ideologia de gênero, linguagem inclusiva... O que nos pede atenção aos acontecimentos. Saber discernir os sinais dos tempos. Tomar conhecimento para balizarmos nossos juízos de valor e, com bom senso, mantermos equidistância dos extremos.

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 22/11/2018
Código do texto: T6509380
Classificação de conteúdo: seguro