NOSSO LAR, NOSSO ACONCHEGO

Nossa casa é a construção física, que nos abriga do sol, da chuva, do frio e dos ventos e nos dá nossa privacidade e nossa segurança.

O nosso LAR , é constituído pelos móveis, eletrodomésticos, e outros mais. Sobretudo pelos nossos acervos imateriais, como amor, carinho e entendimento.

No lar há sempre paz, harmonia, boas emoções e outras nem tanto. Nele educamos nossos filhos, chamada educação de berço, os princípios básicos da religião, como amar a Deus e respeitar o próximo, como sendo todos irmãos, independente das diferenças, somos todos pessoas humanas, criaturas do Altíssimo.

Ensinamos, também, cidadania, os símbolos nacionais e, sempre servir à Pátria, e que essa geração do amanhã, oxalá encontre um País desenvolvido, democrático, justo , sem preconceitos, de igualdade social plena e acolhedor.

É no lar que criamos nossos sonhos, traçamos nossos objetivos , ou metas de vida, e lutamos laboriosamente para que esses sonhos se tornem realidades e os objetivos alcançados. E, nesse aconchego que brincamos com nossas crianças e, quando pequenas carregamos no pescoço, como sendo a montaria delas, no colo e as embalamos com cantiga de ninar e é um momento mágico quando os pequeninos fecham os olhos e entram no mundo dos sonhos, mundo de Morfeu.

É nesse recanto fantástico que, depois de labutas diárias para ganhar o pão de cada dia, fatigados, recuperamos nossas forças e recarregamos as energias da alma, quando somos recebidos e abraçados pela nossa esposa e pelos nossos pequerruchos, alegres e sorridentes. É, nesse espaço que entristecemos com as doenças dos filhos, por mais leve que seja, um simples mal estar, logo nos alegramos com a pronta recuperação deles.

Nosso Paraíso voltou ao normal, nosso Céu está recomposto, até ouvimos o cântico dos anjos. Já podemos carregar os pequenos nos ombros e ouvir as gargalhadas da felicidade.

A vida gira como uma roda gigante, enfeitada como bandeirinhas coloridas. Nossa família, nossos filhos são o nosso Universo.

No lar, também choramos, às escondidas, quando não temos condiçoes de dar o pão, o leite e um brinquedo preferido e sonhado pelo filho ou filhos.

E,às nos amarguramos quando, por motivos alheios à nossa vontade, não temos filhos, que é a finalidade do casamento e da procriação. A casa, ou o lar sem crianças, perde muito o seu encanto, seu brilho, não têm brinquedos espalhados pelo chão…

O Lar deveria ser sempre um espaço mágico e aconchegante, que só existisse paz, harmonia, carinho, amor, entendimento. Que não houvesse brigas, ciúmes, choros e lágrimas.

Que Deus abençoe a todos os Lares para que sempre haja só alegrias e a verdadeira paz, a tão sonhada paz!

Reeditado com alterações.

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 11/11/2018
Reeditado em 11/11/2018
Código do texto: T6499981
Classificação de conteúdo: seguro