O panóptico

O panóptico

Tempos modernos?! o olho que tudo vê deve estar arregalado mesmo. Professor doutrina aluno, apresentando-lhes reflexões acerca de... A criticidade estimulada provoca rechaça, pois fazer pensar passou a ser condicionar. O panóptico era esperado, dessa maneira, controla-se para controlar. Mas, está tudo tranquilo no jogo da vigilância. Afinal, censurar passou a ser metodologia de ensino.

Comecemos na sala de aula, terminamos em salas de cirurgia. Coloquemos câmeras para vigiar erros médicos, acobertados pela ignorância iminente. Diagnósticos dúbios e receitas do mesmo. Tudo é virose, tudo é Ibuprofeno e amoxicilina. Tudo do mesmo! Vigiemos!

Nos consultórios o dente deve ser aberto, é canal. Quem vai dizer o contrário?

Juízes e seus julgamentos passionais, cuidado! Vigilância na hora da sentença! Tem ideologia por trás.

Garis e a vassoura varrendo alguns lugares e sujando com o desleixo. Precisamos vigiar, pois é proposital, dessa forma, a doutrina aparecerá em forma de desprezo.

Advogados e suas defesas em defesa do próprio bolso. OAB neles! Estão manipulando o sistema. Atenção!!!!

Empregadas domésticas servindo a casa de maneira contínua. Estão mantendo a senzala ali.

E o que dizer de palestrantes? Fazem a cabeça!

De formadores de opinião? Apresentam o senso comum!

Os engenheiros e arquitetos, esses respondem ao tempo, são vozes de ontem planejando o agora. Repetidores da arquitetura, é preciso muita atenção.

Tudo tem que ser vigiado, inclusive você que fala sem saber, pois o perigo está aí, no explícito escancarado querendo ser censor.

Quando a vigilância começar, vigiem as famílias, e escancarem os quartos. Meus deuses, é muita sinceridade nas relações.

Mário Paternostro