"CONHECE-TE A TI MESMO".

O mundo exterior é o objeto, e não se pode chegar filosoficamente às verdades do mundo exterior se não encontrarmos, limpamente e antecedentemente, nossa verdade interior.

Nesse espaço surge fulgurante o espírito socrático e seu método maiêutico. Criada por Sócrates no século IV a.C., a maiêutica é o conteúdo máximo da expressão da verdade na investigação filosófica.

É o encontro da consciência dialética com a verdade, sendo difícil sua interlocução simplista, por ter origem na verdade interior.

Antes da maiêutica operar certezas universais, temos de ser verdadeiros em nossa realidade existencial e interior.

O “nosce te ipsum” socrático – “conhece-te a ti mesmo”, se a isto se dedica o ser humano e assim persevera, na procura e no encontro das verdades universais, expulsa a mentira e faz da humildade seu alicerce proporcionando a saída do desconhecimento para o conhecimento.

A maiêutica é dialética dogmática de interlocução-interrogativa multiplicada.

Com sentimentos como orgulho e humildade, valores como mentira e verdade, por exemplo, contrafeitos que são, pode ser exercitada a maiêutica, na busca de identificar realidades objetivas pessoais.

Na multiplicação de indagações para um interlocutor, também, extrairemos suas verdades contrapostas as suas mentiras.

Por esta razão dá-se o impasse filosófico, poucos conhecem sua própria verdade ou não a admitem.

Verdades de uns são mentiras de outros e não as resolve a maiêutica, apenas identifica e expõe a realidade.

Maiêutica é verdade de um humilde, que contrariando o orgulho, vivia de esmolas e alijou a soberba, coisa para poucos; Sócrates.

A maiêutica exclui a inverdade frente à verdade, como o orgulho se opõe à humildade, pois aquele nunca desce de onde sobe, porque sempre cai de onde subiu, e esta é sempre altaneira.

A introspecção é o grande caminho que nos leva ao “conhece-te a ti mesmo”, ou seja, “ torna-te consciente de tua ignorância”, como sendo o ápice da sabedoria, finalidade maior da ciência mediante a virtude, independente do parto de extrair de alguém suas verdades através da maiêutica.

Era a aura do sábio personificada na voz interior divina do gênio ou demônio.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 10/11/2018
Código do texto: T6499347
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.