PROVA DO ENEM.DICIONÁRIO GAY . CONHECIMENTO?

Entrevistado pelo historiador Vila, o Ministro da Educação ficou em cima do muro, na questão de interpretação do vocabulário e dicionário dos travestis no Enem para interpretação de textos.O ENEM aparece falando de pajubá e beijo lésbico da avó.Configurou questão do Enem o “dialeto secreto” usado por gays e travestis. Questão de prova dessa natureza tende a avaliar qual conhecimento?

Se a linguagem já é secreta, de minorias que têm sua “cultura” intimista, não tanto fechada hoje com as famosas “paradas gays”, interessa como conhecimento de universalidades a quem ?

Seria uma obrigação sinalizada para a juventude se inserir mais nesse “assunto” que tanto interessa a quem?

Os rumos do conhecimento buscam acontecimentos que mudam os tempos, porém universalidades básicas que evoluem e edificam a natureza civilizatória. Mas a cultura universal não leva a conhecer sânscrito, língua morta, nem a fala de Jesus, aramaico, nem o intrincado “idis” judaico. E não são línguas secretas. Que interessa ao conhecimento e à cultura conhecer dicionários de um grupo restrito? Só a quem dele participa, não há universalidade de ensino nessa ambiência. E se dá publicidade a um conhecimento desnecessário e inútil. Por quê? Vão aplicar em qual local ESSE CONHECIMENTO?

Necessitamos que o Enem cobre conhecimentos úteis e por essa meta se balize, CONHECIMENTO UNIVERSALIZADO, CULTURA SEDIMENTADA.

Isso não é conceito ou preconceito, é conhecimento e ensino das universalidades onde não se insere conhecimento isolacionista, segregacionista.

A questão declinou texto sobre “pajubá”, dialeto intimista dos gays e travestis, perguntava razões que faziam a linguagem figurar como “elemento de patrimônio linguístico”. Silencio; COMO PATRIMÔNIO LINGUÍSTICO?

E LANÇAM O TEMA TÃO DISCUTIDO:

“Acuenda o Pajubá”: conheça o dialeto secreto utilizado por gays e travestis.“Nhai amapô, não faça a loka e pague meu acue, deixe de equê se não eu puxo teu picumã”

E pergunta como se fosse obrigado a algum jovem entender dessas intimidades esdrúxulas: “Entendeu as palavras dessas frases, se sim é porque você manja alguma coisa de “pajubá”. O “dialeto secreto” dos gays e travestis.

Me recordo de um antigo ENEM onde texto meu e de outros, Claudia Constin, Arnaldo Jabor, Gilberto Gil, RUSHDIE, Salman, autores, onde falo da incrível escola da Paideia Grega, que sempre enalteço, figurou para interpretação, elaborar carta. Transcrevo abaixo.

2

Instruções:

* Leia toda a coletânea e selecione os elementos que julgar relevantes ao desenvolvimento de uma das propostas apresentadas. Não pode haver uma simples cópia ou paráfrase de trechos da coletânea. Os elementos selecionados precisam ser bem articulados de forma a revelar poder de reflexão e uma leitura crítica dos textos e também do mundo.

Tema: “O peixe fora d’água começa a apodrecer pela cabeça.”

l)

"Que seria da humanidade sem as conquistas novas do pensamento? Espera-se que cada pessoa cultural e intelectualmente instruída converta-se numa espécie de mestre. E mestre não é um simples mensageiro do conhecimento. É e deve ser sempre um motivador do surgimento do debate de novas ideias sobre o que já está posto. Só assim se chega a um novo conhecimento. Cada um deve ser um instrumento de instigar o outro a pensar e rebater. Se assim não for, pouco teremos de avanço na humanidade, nenhuma doutrina se alargará, mergulharemos nas profundezas da estagnação, o pensamento involuirá. É preciso, portanto, insistir na ideia de que cada um é um motor pessoal de investigação que motiva, discute e distingue novos rumos. O ser humano que em sua trajetória de formação não enfrenta o novo, o diferente, o desconhecido, não tem chance de sair da prisão da mediocridade. Nunca será criativo ou interessante. Será apenas repetitivo do que colher sem interferir acrescentando, criticando, discutindo a corrente que se apresenta.

PANZA, Celso. Acesso à Paideia, inteligência superior. Disponível em: <http://www.dominiocultural.com/ver_coluna.php?id=12885&PHPSESSID=wgjzhbmb>.

Acesso em: 28 jan. 2010. (Adaptado).

___________________________________________

PROPOSTAS

A – Manifesto

Tenha em mente o seguinte dito popular: O peixe fora d’água começa a apodrecer pela cabeça. Imagine que você seja um educador brasileiro bastante preocupado com o declínio intelecto-cultural que vem atingindo parte considerável de nossa população. Mesmo consciente de que uma ação solitária talvez pouco altere a realidade nacional, você se propôs a produzir um manifesto com o objetivo de tentar sensibilizar os brasileiros que ainda têm algum desejo de ver os valores do espírito mais prezados pelos componentes sociais. É seu intento fazer com que o manifesto comece a circular nas escolas, nas academias de ginástica, nos shoppings e em outros locais com maior aglomeração de pessoas. Em seu texto, você procurará:

1)

evidenciar sua insatisfação com o pouco caso demonstrado por muitos quanto à intelectualidade e às produções culturais; 2) formulará justificativas e as consequências para o referido declínio; e 3) convocará os leitores a aderir à causa pela qual você está lutando, especialmente esperando que eles sejam multiplicadores da mensagem do manifesto por você produzido.

B – Carta pessoal

Veja-se na condição do jurista Celso Panza, autor da letra “l” da coletânea. Ele afirma, como ilustração, que “mestre não é um simples mensageiro do conhecimento. É e deve ser sempre um motivador do surgimento do debate de novas ideias sobre o que já está posto”. Ligando essa e as demais noções ao tema em análise, escreva uma carta a um possível amigo que more em outra cidade há certo tempo. Vocês, pela amizade que vem de longe, mantêm uma correspondência regular em que tratam de vários assuntos ligados sobretudo à vida intelectual e cultural brasileira. Sabendo que o amigo está agora concluindo um curso superior que lhe permitirá atuar na área da educação, você decidiu escrever-lhe para levá-lo a pensar mais detidamente sobre a responsabilidade que as mentes mais instruídas têm quanto à formação de outras mentes que também tenham uma forma de vida mais direcionada à dimensão do espírito. Redija a referida carta sem perder de vista os traços fundamentais do gênero em foco

PARECE QUE AS COISAS MUDARAM, JÁ FOI MELHOR A AVALIAÇÃO, AINDA BEM QUE VÃO VOLTAR PARA UM PATAMAR DE REAL CONHECIMENTO OS RUMOS DA EDUCAÇÃO COM A MUDANÇA ACONTECIDA NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES. ASSIM ESPERAMOS.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 09/11/2018
Reeditado em 11/11/2018
Código do texto: T6498643
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.