Fazer o melhor X fazer o nosso melhor

Comecei hoje a fazer aula de Yoga numa praça em Campinas, iniciando às 6:30 h da manhã. Adorei, foi bárbaro! O professor, advogado, só quer em troca um abraço de gratidão antes e depois. O que faz refletir que nem sempre o pagamento ocorre com dinheiro: compartilhar experiências e conhecimento também enriquece. E muito! Ele falou sobre a importância de fazer o nosso melhor. Fiquei pensando na dimensão desse conceito e na diferença entre fazer o melhor e fazer o nosso melhor. Fazer o melhor tem a ver com o que as pessoas estabelecem como o melhor, como nosso entorno convenciona como melhor, como o mundo qualifica como melhor. Está relacionado com certas referências que independem do que acreditamos ou defendemos. Já o nosso melhor, no meu entender, é algo da gente com a gente mesmo. Tem a ver com o nosso esforço, nossa intenção, nossa realização. Que nem sempre corresponderá ao "melhor" efetivo e sacramentado. Talvez o nosso melhor seja o pior pra muita gente. Talvez o nosso melhor fique aquém do que se imagina ou se espera. Mas se foi o nosso melhor, de verdade, tudo bem: fizemos a nossa parte, que sempre poderá ser corrigida, realinhada e melhorada. Valeu, professor Henrique: obrigado pela preciosa dica. Namastê!

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 09/11/2018
Reeditado em 09/11/2018
Código do texto: T6498502
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.