COMO SER FELIZ?

“Você pode ter defeitos, ser ansioso, e viver alguma vez irritado, mas não esqueça que a sua vida é a maior empresa do mundo. (E poucos percebem isso, e vivem focados na vida dos outros,motivo de crônica anterior.Como são os outros, o que fazem, o que pensam? Queriam ser como os outros, conduta que reflete inveja, complexos, frustração e carências. Você não será como o outro, todos são diferentes. Pare de julgar os outros e achar sobre a vida dos outros, biblicamente é medir pela régua o que não lhe é dado fazer, o julgamento é inerente aos juízes nos tribunais.)

Ser feliz é achar a força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor na discórdia. (Quantos não compreendem o curso da vida, não se arrependem do mal que fizeram, não perdoam erros do semelhante, vagam o limbo de almas escuras, enegrecidas por um passado errante desfigurado de realizações).

Ser feliz não é só apreciar o sorriso, mas também refletir sobre a tristeza. Não é só celebrar os sucessos, mas aprender lições dos fracassos. Não é só sentir-se feliz com os aplausos, mas ser feliz no anonimato. (É preciso olhar para dentro de si, fazer varredura espiritual sincera de seus passos confusos e desencontrados).

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões, períodos de crise. (Entender que a vida não é uma festa permanente, e que as adversidades surgem para serem enfrentadas e aceitas).

Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista para aqueles que conseguem viajar para dentro de si mesmo.(Essa a maior verdade, o encontro sincero com o que você é, sem subterfúgios e sublimações).

Ser feliz é parar de sentir-se vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas conseguir achar um oásis no fundo da nossa alma. É agradecer a Deus por cada manhã, pelo milagre da vida.(É preciso se valer da inteligência dada por Deus, mesmo que seja pequena, sem largueza de visão, e não se vitimizar ou se dizer o pior dos homens em sorte e conquistas, um coitado, sem conhecimentos ou oportunidades na vida, tudo a si negado pelo destino,conhecimentos e descortino de possibilidades múltiplas, os avanços costumeiros dos bem sucedidos).

É sentir-se seguro ao receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, mimar os pais, viver momentos poéticos com os amigos, mesmo quando nos magoam.(É necessário ter amplitude de compreensão para absorver a cadeia da humanidade).

Ser feliz é deixar viver a criatura que vive em cada um de nós, livre, alegre e simples. É ter maturidade para poder dizer: “errei”. É ter a coragem de dizer: “perdão”. É ter a sensibilidade para dizer: “eu preciso de você”. É ter a capacidade de dizer: “te amo”.

Que a tua vida se torne um jardim de oportunidades para ser feliz… Que nas suas primaveras seja amante da alegria. Que nos seus invernos seja amante da sabedoria.

E que quando errar, recomece tudo do início. Pois somente assim será apaixonado pela vida. Descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Utilizar as perdas para treinar a paciência. Usar os erros para esculpir a serenidade. Utilizar a dor para lapidar o prazer. Utilizar os obstáculos para abrir janelas de inteligência.

Nunca desista… Nunca renuncie às pessoas que lhes ama. Nunca renuncie à felicidade, pois a vida é um espetáculo incrível”. (Ser feliz é uma conquista de armas manejadas pelo coração, sopradas pela inteligência, alimentadas pelos sentimentos e aceitas pelos desdobramentos do curso da vida na saga da inevitabilidade).

Partes de homilia de Papa Francisco, parênteses meus.

Procurem ser felizes com as forças que lhes foram dadas pela natureza, deixando de se dizerem, como ouço e leio, tantos fazem, que são "um nada", o menor dos homens em tudo, vítimas das concessões divinas, restos na vida, ressentidos com Deus pelo que lhes foi dado,com a raiva dos pecadores disseminada extravasando pelos poros, sempre insatisfeitos, a vida é sagrada. Sempre há uma luz que possa iluminar severos pecadores forjados na blasfêmia, nos porões da desdita sempre destacada, amaldiçoada, resgatando-os para alguma felicidade possível.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 09/11/2018
Reeditado em 09/12/2018
Código do texto: T6498452
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.