OPINIÃO AQUI MANIFESTADA DE NADA VALE. REPERCUSSÃO NULA.

A OPINIÃO AQUI MANIFESTADA DE NADA VALE PARA A SOCIEDADE. NÃO TEM REPERCUSSÃO.

Nossa opinião, sobre tudo, como aqui declinado, vale para a sociedade quanto?

Apenas se coloca como distração como em um clube restrito as opiniões externadas nesse espaço. Exíguo, castrador, exausto, onde a leitura é somítica e preguiçosa.

O que interessa aos outros o que aqui se considera sobre variados assuntos? Nada ou quase nada. Um clube apequenado e diminuto de amigos virtuais.

Meia dúzia de pessoas acessam leem e comentam o que se dimensiona neste espaço. É assim na internet.

Essa nova ferramenta, também de forma restrita, tem alcance para as pesquisas mais rápidas e insuficientes. E serve de grande transporte para armazenamento de livros, em "tablets". Como dizia Umberto Eco, para palestras e consultas.

O que e quem e quais meios realmente interessam à sociedade em geral? Os livros editados sob filtros, revisados de lesões linguísticas, e a imprensa, a grande imprensa com suas gigantescas parcialidades, a não ser articulistas de renome que veiculam suas opiniões sobre temas em tratamento e na pauta momentânea.

O que realmente fere, se torna sedimentado, obriga, faz registro histórico, historiográfico, e interessa à sociedade está na lei e na sua interpretação nos tribunais. Esse é o contrato social.Desponta na sinalização das autoridades que se fundam na lei. São os paradigmas da opinião. Pilares da sociedade. Norte dos costumes.

Literatura tradicional está nos livros, somente, é a que vale, dissemina costumes e se enraíza no tempo. Divaga passeando pelas épocas, é respeitada, discutida, citada e serve de padrão. Ficou e fica sob a tutela das letras acolhidas na sedimentação do resultado editorial.

O que interessou das recentes e ainda motivadoras eleições brasileiras que sacudiu o país?

Seu resultado originou-se de qual fonte?

Da engenharia legal e das sentença judiciais. Na internet trocaram-se opiniões e caldo de ofensas entre seus partícipes; NONADAS. Somente número, utilidade zero, visível estatisticamente as hordas daqui e de acolá se digladiando. Pugilato de entranhas alimentado pela intemperança e inutilidade.Não me envolvo em questiúnculas baixas e improdutivas, ridículas, me afastei de entrar nesse cenáculo insuflado e cheio de nuvens sectárias e ostentadas na ausência de higidez, melhor lidar com ciência política, até por ser apartidário. Não se pode permitir descer degraus da civilidade.

A grande fenomenologia dos “whatszapp” destacou-se como disseminação de curtas mensagens negativadas, não como formadora de opinião. Desconstrução não forma convicção nem opinião. Mostra a estatística e os pleitos. Um simulacro de opinião. Ambiência inculta, chula e rasteira, palavrória e pejorativa, insciente e pretensiosa, arrogante e rasa, como preponderante na antena. Nula portanto.

O que aqui se diz interessa a poucos e nada interessa à sociedade, até porque hoje todo mundo é escritor, DE INTERNET.....

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 07/11/2018
Reeditado em 07/11/2018
Código do texto: T6496628
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.