O futuro no Brasil é incerto. Não obstante, com toda essa virulência que grassam contra os aspectos minoritários da sociedade já anunciado pelo novo governo, vemos, nitidamente, o alinhamento do Estado com as velhas oligarquias endinheiradas onde a cupidez é sempre o seu modus operandi principal.

Como bem alertava-nos Gilberto Freire: “A casa Grande e Senzala” não eram apenas locais físicos de um passado colonial; mas, sobretudo, fora uma mentalidade criada dentro da longa duração histórica que legitima a exclusão do outro, mormente dos mais pobres.

Por esse motivo que presenciei nos subúrbios cariocas diversos fogos de artifícios comemorando a vitória do futuro governo das elites. É a festa da senzala que por não perceberem sua posição classista festejam suas novas chibatadas que receberão em um futuro não muito distante.

Nestes tempos de incertezas e sombras sempre me lembro da famosa frase do escritor Saramago: “não é que eu seja pessimista, o mundo que é péssimo”.
gbbenfica
Enviado por gbbenfica em 05/11/2018
Reeditado em 07/11/2018
Código do texto: T6494738
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.