Momentos de comunhão

O bem-te-vi tem um canto tão particular... Sempre o associo aos olhos de Deus voltados para mim.
Pela manhã, ouço do meu quarto o que parece ser um diálogo das aves em seus telhados. Logo fico imaginando o teor da conversa:
- Bom dia compadre!
- Bom dia comadre!
- O dia sem chuva está convidando para um mergulho na pia de pedra, na fonte da matriz. Vamos?
- Voltei de lá agorinha! Tinha um outro bando por lá... Decidi voltar.
- Mas agora, posso ver daqui, está tranquilo. Vou até lá!
Ouço o ruflar das asas do primeiro pássaro. E o silêncio dura uns cinco segundos. O bem-te-vi que ficou trava no diálogo:
- Ei você!
- Olá, como vai?
- Quente hoje, não é?
- Que tal um drink na calha do telhado da Igreja? Muita folha por lá, a água está represada...
- Sim!!!
Vejo a revoada da minha janela. Movo-me um pouco e os vejo bebericando próximo ao campanário.
O sino toca convidando os fiéis e os pássaros voam em bandos. Havia muitos nas copas dos Flamboyants que adornam a matriz.
Agora, muita gente se aproxima e a passarada se foi. O pipoqueiro está lá. Em breve chegarão os pombos e após o término da missa, serão deles o pátio e a praça. É lindo ver as crianças pequenas oferecendo as pipocas para eles... E os bem-te-vis?
Voltaram para os telhados próximos daqui. Estão silenciosos... É a hora da comunhão!
Cláudia Machado
Enviado por Cláudia Machado em 04/11/2018
Reeditado em 15/02/2019
Código do texto: T6494227
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.