SELVA DE INTERESSES

"O mundo é uma roda de interesses o qual temos que nos submeter e para isto temos que estar preparados".

(Marco Coelho)

Que as relações sociais são movidas pelos interesses ninguém discute essa assertiva. As pessoas sempre foram e continuam sendo interesseiras , seja no que for, mas venhamos e convenhamos, os interesses não eram tão aflorados como nos dias atuais.

Isso é nítido no cotidiano, a cortesia, a gentileza, o altruísmo estão se escasseando, se desvanecendo.

Um exemplo clássico dentro é no ambiente em que trabalho. Quando proponho fazer uma atividade pedagógica que seria apenas para ampliar, fixar o assunto discutido em sala de aula, o aluno pergunta se vale nota, ele não quer saber de abrir seus horizontes para os conhecimentos, ele se satisfaz com a nota. A nota é o seu objetivo maior ou único.

Claro, ninguém é isento de interesses, contudo, em algumas pessoas, aliás, em uma grande parte das pessoas eles estão como um verdadeiro fogaréu. Já em uma pequena parte dos indivíduos são aplainados.

Com a propagação dos interesses nos dias atuais aumenta com a maioria das pessoas o egoísmo , que nada mais é do que a sombra dos interesses.

Vivemos numa sociedade materialista onde o ter é infinitamente mais importante do que o ser. O amor entre duas pessoas, uma amizade também não deixa de ser movido pelo interesse.Assim, quando alguém desperta o interesse por uma pessoa é porque viu algo que lhe chamou atenção. É como um algo precisasse ser preenchido naquele momento por aquele outro ser.

Essa necessidade vai depender de cada um em especial, mas sociologicamente pode-se analisar que diante narcisismo em que uma grande parte das pessoas estão voltadas para a venustidade a tendência é que os interesses se voltarem para a beleza corporal, deixando para mais adiante os outros atrativos ou não do ser escolhido.

Bem, quanto a esse nível de interesse nada por fazer, é da natureza humana, os gregos tinham admiração muito especial pelos corpos bem esculturados.

A história mostra também que temos atrativos por interesses ideológicos, religiosos , estéticos, musicais. No entanto, infelizmente os interesses estão por demais afetando o que se chama de bom senso das pessoas, não tendo um limiar ou parâmetros nas suas relações.

inclemente
Enviado por inclemente em 03/11/2018
Código do texto: T6493876
Classificação de conteúdo: seguro