LAISCISMO

ESTADO LAICO NÃO É LAISCISTA

É preciso destacar na compreensão cívica que o Estado brasileiro, como se tem apregoado, é LAICO, quer dizer, não é hostil à influência, ao controle da Igreja e do clero sobre a vida intelectual e moral, sobre as instituições e os serviços públicos.

Já o Estado laiscista é um princípio político que rejeita a influência da Igreja na esfera pública do Estado, considerando que os assuntos religiosos devem pertencer somente à esfera privada do indivíduo.

Por princípio democrático dentro do Estado é permitida a manifestação religiosa na sua livre expressão, bem como, sua pacífica convivência entre todas suas expressões.

Embora seja o Brasil um país de maioria católica e com Estado laico, as igrejas e denominações minoritárias gozam igualmente da mesma liberdade religiosa e esse Estado jamais poderá interferir nessas autênticas expressões de fé!

O Estado laiscista, por analogia, seria um Estado Comunista com acentuada repulsa e hostilidade à Igreja, não permitindo atividades eclesiásticas no seu território.

O que não é o caso do Brasil que, por lei, permite o pleno direito à religião no âmbito do povo, e não se imiscui na particularidade das crenças.

As Igrejas não podem e não devem interferir na política do Estado, e, vice-versa!

Uma coisa, na compreensão política, é que temos um Estado brasileiro LAICO; Outra é que, as Igrejas, da mesma forma, não podem impor ao Estado, controle moral e intelectual.

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 31/10/2018
Reeditado em 02/09/2019
Código do texto: T6491186
Classificação de conteúdo: seguro