O TEMPO ESCLARECE TUDO.
Quando foram divulgados os resultados do primeiro turno das eleições eu publiquei um texto falando sobre a VERGONHA CÍVICA que estava sentindo pela ampla margem de votos que os meus conterrâneos deram aos candidatos do partido dos trabalhadores e aos velhos caciques de outras legendas.
Só não fui crucificado porque moro longe, mas a enxurrada de desaforos que me foram remetidos, se transformados em pingos d’água dariam para matar a sede de muitos.
Não respondi a nenhum deles por dois motivos:
1- Tenho profundo respeito pela opinião de todos;
2- O tempo é o melhor esclarecedor dos assuntos nebulosos.
Ontem tivemos o segundo turno das eleições e pelos resultados divulgados, fica bem claro que minha avaliação está certa.
Nas capitais e nas grandes cidades, com o nível de escolaridade maior e pessoas com melhor informação e discernimento da realidade, onde não funcionam o coronelismo, o voto de cabresto, a barganha do voto por água ou emprego público o partido dos trabalhadores perdeu.
Foi assim em Aracaju (39,90% a 28,42%), Maceió (52,29% a 19,71%), Recife (43,14 a 30,05%), Olinda (40,24% a 34,56%), Caruaru (41,56% a 31,89%), João Pessoa (49,87% a 24,30%), Campina Grande (50,61% a 20,63%), Natal (44,42 a 22,81%) e Fortaleza (34,38% a 19,31%).
Há alguns anos, ouvi a declaração de uma sertaneja que teve instalada em sua propriedade uma dessas cisternas de concreto feitas pela ONG Ação do Semiárido.
Quando o caminhão pipa encheu a cisterna, o repórter perguntou à tal senhora como ela estava se sentindo.
Com a segurança da sinceridade característica dos meus conterrâneos ela disse:
- Estou me sentindo livre. Agora posso votar em que eu quiser sem precisar trocar meu voto por água para mim e para meus bichos.