Como melhorar nossas coisas da vida
Durante muitos anos, fiquei quebrando a cabeça pra encontrar a "fórmula" pra me tornar um cara melhor, que lidasse melhor com as pessoas e coisas do meu entorno.
Não que fosse alguém que só tivesse problemas, tinha minhas dificuldades como todo mundo e isso incomodava pacas.
Cheguei a fazer alguns cursos na linha de auto-ajuda, terapia e li alguns escritos de quem vendia seu peixe como salvador da pátria. Nada funcionou.
Apesar da boa intenção, os problemas resistiam à sair do lugar.
Dava pra levar a vida assim, poderia chegar ao meu último suspiro batendo nas mesmas teclas, aceitando passivamente esse roteiro e tudo bem.
Fui ficando mais velho, as experiências acumuladas já representavam um lastro bem razoável e algo dentro de mim dizia que dava pra ser diferente.
Foi quando caiu a ficha.
Do nada veio a tal fórmula pra ser um cara mais feliz - por incrível que possa parecer.
Decidi compartilhar com você essa constatação, porque talvez possa ajudar também a ter uma "caminhada" com menos sobressaltos.
Vamos lá: a primeira coisa é que dá pra mudar, pra melhorar, por pior que seja o nosso cenário.
Isso acontece lentamente.
Muitas vezes a gente quer que as coisas fiquem legais num segundo e isso faz com que a merda perdure.
Quando entendemos e respeitamos isso - o tempo da mudança - ela (a mudança) poderá se fazer valer de verdade.
O que parecia impossível se mostrará ao alcance da mão.
Só que isso não acontecerá do jeito que a gente quer, por mais que a gente insista e force a barra.
Permitir que a mudança aconteça respeitando suas regras e leis, é o "segredo" para que novos ares cheguem até nós, que novos chãos sejam pisados, que novos roteiros sejam traçados e cumpridos.
O que parece óbvio e até meio ridículo, no meu caso funcionou assim.
Agora, a segunda coisa: recaídas vão acontecer ao longo do processo e elas serão os poderosos alicerces das mudanças.
As recaídas servem pra repassar situações vividas, retomando caminhos já percorridos, e nos mostram o que é certo e errado com divina clareza.
Elas são ferramentas confirmadoras daquilo que traçamos pra nós mesmos, berrando pros nossos ouvidos onde pisamos na bola, onde erramos de percurso, e isso é ótimo pra não deixar dúvidas na cabeça e nem no coração.
As recaídas são anjos benditos quer trazem o lastro para que a mudança não fique só na varanda das emoções e possa estrear com segurança. Comigo está funcionando e espero que funcione também com você.
Experimente e comprove que é por aí mesmo.
Abraço!