“VOCÊ TEM TRÊS PUBLICAÇÕES PENDENTES PARA APROVAÇÃO”-

“VOCÊ TEM TRÊS PUBLICAÇÕES PENDENTES PARA APROVAÇÃO”-

Não dá para aceitar que pessoas que se dizem forjadas em fundamentos revolucionários, anti-ditadura, de extrema esquerda, se prestem ao papel de ficar examinando se esse ou aquele texto pode ou não ser publicado no seu grupo. O nome grupo fechado, se não for exclusivamente de membros de uma família (pai, mãe, tio, sobrinho...) por si só já é a demonstração clara de ser formado por pessoas que se julgam mais importantes do que as outras, o que em resumo quer dizer reacionários, antidemocráticos, ditadores. E, se observarmos com mais vagar, iremos descobrir que a quase totalidade desse povo é político, com cargo político conferido por gente simples que, mesmo não tendo profundo conhecimento do que vem a ser, no seu âmago é democrática e contra essas ideias ultrapassadas, de uma direita por eles próprios, criticada.

A censura só me faz lembrar da época da ditadura onde uma simples crítica ao ditador teria que ser feita da forma mais disfarçada possível a exemplo de nomes de peso como Chico Buarque, Vandré, Caetano Veloso e Gilberto Gil, dentre tantos outros sem muita expressividade na mídia, alguns dos quais foram torturados e mortos defendendo a liberdade de crença e de expressão. Não consigo ver nessas pessoas exemplos que possamos herdar ou desejar para nossos filhos. E, quando se trata de político candidato a cargo eletivo a coisa se torna ainda mais nojenta porque sabemos que se trata de um oportunista mentiroso que pretende nesse espaço, maquiar suas manobras para desviar recurso público em perfeito alinhamento com a recente “Lava Jato”.

A situação por que passa o Brasil nesse momento é o resultado de práticas como essas, só que em escala maior, o que de forma alguma torna o ditador menos podre. Esse sujeito só não age com a mesma intensidade, só não rouba na mesma proporção, for falta de oportunidade, por não ter tido acesso ainda ao cerne do poder, à casa dos poderosos, onde “Ali Babá e os Quarenta Ladrões” seriam fichinha. E, a nossa preocupação maior é porque essa gente está nos primeiros degraus da escada, mas de olho no infinito, às margens do Paranuá.

Somos pelo fim da censura prévia porque sabemos que as redes sociais não são invisíveis também para a justiça e cada um pode ser responsabilizado pelo que vier a fazer ao arrepio da lei. Não precisamos então que o que queremos dizer seja previamente aprovado ou não por administradores que estão ali a serviço do ditador mor. Infelizmente o povo que vota nessa gente, para ser eleitor de carteirinha, foi privado da educação básica e não sabe, em regra, distinguir um ditador de um democrata, e, por isso, continua votando errado. Nossa esperança é que, já que não sabem ler ou entender o que lêem, abram seus ouvidos para o que é possível ouvir e tirem de lá ensinamentos que os façam mais espertos e mais críticos. Os ditadores fazem dos mais fracos, escada para alcançarem cada vez mais cargo melhores. Cargos esses, que serão usados contra quem os fez chegar lá, de forma simples, como destruindo a educação que é a forma mais barata e mais eficaz de se combater a ditadura, de se colocar ladrão e malfeitor no seu devido lugar. O mais provável é que o administrador seja apenas mais um analfabeto a serviço do “analfa” que está no poder. Por que censurar? É só ler, criticar, discordar, contrapor. O pior disso tudo é que é possível que o sujeito nem saiba ler ou, de tão lambaio, não tem poder para definir o que pode e o que não pode publicar.

A nossa esperança é que o povão uma hora dessas use o juízo e comece a julgar cada um deles pelos crimes que cometeram. Aí vai ser um desastre com tanto “analfa” dando testada uns nos outros.

CENSURA PRÉVIA É HERANÇA DA DITADURA.

Justino Francisco dos Santos.

Escritos. Em 23 de junho de 2016.

Justino Francisco
Enviado por Justino Francisco em 26/10/2018
Código do texto: T6486737
Classificação de conteúdo: seguro