Cada um com seu estilo
Roberto J. Fraga Moreira
Segundo as minhas “duas” assíduas leitoras, as pessoas gostam de ler temas atuais e reveladores que induzam à reflexão sobre o momento que vivem, mesmo que seja dentro de um contexto discutível. Comentaram, também, acerca da mesmice literária existente nos sites específicos, em que os assuntos e os títulos seriam quase idênticos e denotariam uma flagrante falta de criatividade das respectivas autorias.
Eu, por exemplo, se realmente tiver algum um estilo literário, ele assim permanecerá mesmo que à revelia dos que queiram me criticar. Admito até que com o tempo possa se aprimorar por força do empirismo, mas nunca em decorrência de uma imposição formal. Precisamos ser fieis a nossa coerência descritiva.
Bom seria se todos escrevessem assuntos relevantes que tornassem a leitura deliciosa, relaxante e muito interessante. Mas isso é sabidamente impossível, já que cada um tem o seu próprio estilo redacional e temático, sem considerar a diversidade intelectual existente. Mas não faço distinções nesse particular, pois com o tempo aprendi a selecionar os que merecem a minha atenção, mesmo que encontre algumas incorreções textuais ou temas enfadonhos.
No frigir dos ovos, entre mortos e feridos o nível dos textos é regular, pelo menos os que tenho o hábito de ler com regularidade. Alguns proporcionam uma favorável impressão em razão da elegância dos estilos, associados às redações primorosas. É um prazer que se renova constantemente e que faz das minhas garimpagens uma aventura eletrizante, já que vez por outra sou contemplado com um tesouro sorrateiramente oculto por trás de um prosaico título.