Donizete e o caminho do céu...

Começa-se tudo ali por trás do cemitério, que já há bem mais de um século está localizado numa das partes mais elevadas da tricentenária Pitangui. E com aquele sol de um límpido céu de outubro foi que ali embiquei o carro, exploratoriamente, após ter batido um dedo de prosa com o artista-marceneiro Hércules, ainda no plano do campo santo, que já passou de muito de seus doze trabalhos míticos...

Passado o casario miúdo, vou subindo por um arruamento sempre morro acima e nem sempre suave...um ou outro sinal de roçado, cercamento de arame farpado, e o ocasional anúncio do lote à venda...E as manifestações geomorfológicas e geológicas são tímidas ainda diante de uma flora exuberante e ainda se insinuando dominante de cerrado...

Ao fundo, a cidade, ávida de vida...primeiro, o campo de futebol que celebrizou o São Francisco, o Caveirinha, daqueles anos sessenta, seguido pelo cemitério que solenemente tudo iguala desde os túmulos de reluzente mármore às campas nuas, o alto do São Francisco, com a praça de esportes, o hospital, o asilo Padre Américo, a vila da Sociedade de São Vicente, a imponente e sesquicentenária igreja de São Francisco, esplendor de linhas de singeleza e, naturalmente, as residências e comércio nas mais variadas manifestações, alongando e alargando o burgo serra abaixo e, até onde a vista anima, logo de novo, serras acima...

Meu encantamento só é perturbado por uma única vivalma que vem subindo, pressurosa de alguma observação ou contato. E é o Donizete, residente e entusiasta da urbanização, doublé de corretor...À primeira vista achou que meu carro fosse o de uma moça ..."do Joaquim Sabão", que aparentemente tem participação ativa e decisiva no processo de urbanização daquele surpreendente locus...

Donizete aproxima-se da janela para saudar-me e melhor ouvir, deficiente auditivo que ficou nas suas multifacetadas atividades profissionais ao longo de mais de 30 anos.

Após convergirmos e convirmos nas excelências do loteamento novo, Donizete, exaltando as virtudes frutíferas silvestres encontradas morro acima, vai um passo além, apontando para o cume da serra:

- Isso aqui é o caminho do céu...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 24/10/2018
Código do texto: T6485232
Classificação de conteúdo: seguro