Conversa com Bial
Conversa com Bial de 17/07/2018 -  Eutanásia, distanásia, suicídio assistido e projetos de ajuda para a morte. Profissionais da saúde no Brasil são os mais entusiastas do mundo.
Palavras-chave: Medicina paliativa, conceito de morte e autonomia, suicídio assistido, eutanásia

“Morrer bem virou um tema urgente, em tempos de longevidade cada vez maior.” Disse o apresentador Global dia destes um programa de tema polêmico e necessário: a morte.
O artigo 5º da Constituição Federal de 1988 garante a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade e à segurança, dentre outros. Ocorre que tais direitos não são absolutos. E, principalmente, não são deveres. O artigo 5º não estabelece deveres de vida, liberdade e segurança.
Os incisos do artigo 5º estabelecem os termos nos quais estes direitos são garantidos: II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; III – ninguém será submetido a tortura nem a tratamento degradante; IV – é livre a manifestação de pensamento...; VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença...; VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; XXXV – a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”.


Sabemos que direitos e deveres neste Estado de Direito existem e nem sempre são cobrados ou colocados devidamente em prática justa nas formas da Lei.
Nos tempos de nossas mães e avós morria-se ”do coração”, “daquela doença”, – os antigos nem falavam câncer, pois era uma doença maldita e a palavra idem – e de tantas outras crendices, reflexo de má informação. Hoje, graças a investimentos em pesquisas tecnológicas e na Medicina, à Farmacologia e investimentos na qualidade de vida, vive-se mais, apesar de ainda com tanto estresse e doenças psicossomáticas em detrimento à vida moderna.

Mas, e na hora da mais provável certeza na vida, a morte? Estamos mesmo preparados para morrer bem? Primeiro, para morrer?
O programa em questão trouxe à tona antigos temas para uma vertente atual: eutanásia, cuidados paliativos e suicídio assistido .
O Brasil está em 42º lugar em qualidade de morrer, atrás de países como Panamá, Uganda,Mongólia, Malásia e Equador, e assim em qualidade de vida em geral.
O Sistema de Saúde no Brasil, já falido há tempos, não consegue cuidar da qualidade da vida. Daí os gastos públicos cada vez maiores e sem previsão de melhora. Daí a pensar na morte temos ainda um enorme caminho a percorrer.
“A morte é um dia que vale a pena viver” – título do livro da médica Ana Cláudia Quintana Arantes, só no título , o impacto.
A doutora trabalha há 25 anos para melhorar a aceitação e qualidade de vida de pacientes em estados termináveis. É a Medicina Paliativa. Admirável ato de diminuir o sofrimento e tratar psicológica e fisicamente pacientes e suas famílias.
A morte é ainda um tema do qual muitos fogem e a não aceitação dela coloca um maior sofrimento de paciente e família.
Uma clínica da Suíça pratica a morte assistida legalmente.
Morte assistida consiste no auxílio para a morte de uma pessoa que pratica pessoalmente o ato que conduz à sua morte (ao seu suicídio). Isto difere da eutanásia, já que nesta não há o auxílio do paciente e sim do médico ou indivíduo que desliga aparelhos ou cessa medicamentos com autorização prévia das pessoas envolvidas ou familiares.
A prática que somente o hospital da Suiça aderiu para que depois de esgotados todas as tentativas e tratamentos médicos, a última saída, com consentimento da família e constatada a sanidade mental do paciente que quer, é o ato de “diminuir” o sofrimento de todos e acabar com a vida.
Não sou médica, mas acredito que o juramento deles quando formados tenha sido em favor da vida, em toda e qualquer situação até o fim.
Também, nosso lado moral e ético, sem falar nos religiosos, nos faz achar tal ato insano e pecaminoso.
O que, na realidade, trago como reflexão é: será que abreviar o sofrimento para algo que é certo como a morte não seria inteligente e fraterno? Ou somente há de se esperar a hora do desencarne e assim deixar que a morte aconteça naturalmente, mesmo que com sofrimento maior do paciente?
Enquanto ela não vem, melhor viver intensamente, praticar atos solidários, pensar coletivo e agradecer a Deus sempre pela dádiva da vida.



Referência da foto:    https://super.abril.com.br/ciencia/o-que-acontece-apos-a-morte/
Silvinhapoeta
Enviado por Silvinhapoeta em 24/10/2018
Reeditado em 30/10/2018
Código do texto: T6485016
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.