SÓ POLÍCIA E JUSTIÇA PODEM MORALIZAR ESSE PAÍS.
60.011
Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018
Seria natural alguém afirmar que o nível da campanha política desse ano de 2018 é a pior delas no país?
As acusações entre os candidatos já passaram da conta. Um e outro apontam sujeiras contra o adversário, deixando a qualquer um estarrecido. E caso as próprias autoridades se preocupassem com isso, deveriam deslocar, por exemplo, um camburão para o lugar onde dão entrevistas a respeito de suas candidaturas e propósitos, bem como sobre seus adversários.
É de se acreditar, por motivos óbvios, que ambos os candidatos possuem razão em falar o que falam do adversário. Daí que a polícia e a justiça deveriam interferir nessas situações, colocando um ponto final nesse âmbito.
Mas o preocupante é que as acusações recíprocas são alarmantes. Seria necessário, sim, que tudo fosse devidamente apurado. E, dessa forma, as sujeiras de ambos fossem colocadas em exposição para os eleitores, país afora. É claro que haveria muito trabalho por parte das autoridades em apurar tudo de uma forma profunda, penalizando a quem de direito.
Os debates e acusações são, e foram, em quase todo o pais. Tanto nas campanhas presidenciais quanto nas de governadores e senadores. Muita acusação, muita lavagem de roupa suja. E a conclusão disso é simples: o país está afundado em sujeiras. Nos quatro pontos cardeais da geografia nacional.
É horrível tudo isso. Implica dizer que tão cedo esse país não se moralizará, alcançando um nível e padrão de qualidade que possa aproximar-se dos países ditos de primeiro mundo. Enquanto isso a própria população também vai se envolvendo em toda essa situação esdrúxula em que estamos já há décadas. E muitas delas.