O SEGUNDO TURNO É MAIS UM MALEFÍCIO DO QUE UM BENEFÍCIO

Tudo bem que a implantação do segundo turno é quase que consenso a nível do ocidente na disputa eleitoral.Dizem que é mais democrático. Mas para mim é pura balela, pelo menos em relação ao Brasil. Nunca houve em termos de Brasil uma reversão de quem estava em segundo lugar para o primeiro no segundo turno. O eleitor fica saturado de ter que assistir de novo as lavações de roupas sujas tanto de um lado quanto do outro.

Na verdade a invenção do segundo turno pelo menos na minha concepção é mais de interesse econômico, como por exemplo, das empresas de pesquisas, as empresas de marketing, os meios de comunicação. Além do gastos com a estrutura do sistema de votação.

Uma outra questão que talvez seja mais grave ainda, é as famosas alianças envolvidas dos partidos perdedores e que com suas votações obtidas no primeiro turno leiloam seus votos com os dois candidatos vencedores que foram para o segundo turno.

Ora, se houvesse somente o primeiro turno esse tipo de oportunismo não poderia existir, pois todos estavam preocupados em ganhar através de uma disputa acirrada , sabendo que ali seria sua ultima cartada, e não deixando para o segundo turno o espolio como uma forma de troca de poder com o candidato vencedor.

O vencedor do turno único estaria livre para escolher quem ele quisesse quando da formação do seu governo.

Pois é, posso está complemente fora de contexto ou desinformado politicamente sobre essa forma eleitoral que dizem mais democrática. Porém, entendo que os pontos expostos acima não são desprezíveis em relação a uma reflexão.

inclemente
Enviado por inclemente em 18/10/2018
Código do texto: T6479235
Classificação de conteúdo: seguro