Chuva é vida

Chuva é vida

Certa vez, ao sair do trabalho, por volta das 17:00 horas, fui surpreendido por uma adorável chuva. Chegou sem aviso ou indicação. Molhou minhas roupas e minha mochila. Fez outros pedestres correrem em busca de abrigo. Provavelmente causou transtornos a donas de casa que porventura tinham alguma roupa no varal.

A chuva, como fenômeno natural, pode ser prevista. Entretanto as previsões, como obra humana, podem falhar.

Então a chuva, às vezes, é uma surpresa.

Muitos, como as donas de casa que mencionei, dirão que a precipitação é (ou foi) uma má surpresa.

Mas para mim sempre foi motivo de alegria.

Desde criança tomei chuvas que faziam a maior parte das pessoas se esconderem. Sempre detestei guarda-chuvas e sombrinhas – trecos inúteis que não justificam sequer seu peso.

Naquele dia, lembrei-me de por quê gostar da chuva.

Depois de um dia enclausurado numa sala de concreto, sob um piso de concreto, sentado em uma cadeira de plástico e manuseando um computador de metal, o breve contato com a água vinda dos céus faz-me lembrar que estou vivo.

Ver toda aquela água descendo sobre o mundo – com ou sem seu consentimento – e garantindo a renovação de toda a vida que conhecemos é algo muito belo. Sentir essa água fazendo um desvio pelo meu corpo, enquanto se encaminha para o chão, é ainda mais precioso.

A vida flui em cada uma dessas gotas que a humanidade parece rejeitar. Presos em nossas selvas de concreto vivemos em ambientes artificiais. Sequer cogitamos aceitar uma pessoa molhada pela chuva, em qualquer ambiente, pois isso é deselegante.

Ora, o que vestimos não pode parar a chuva. Mas porque quando tomamos chuva somos privados de viver?

As roupas em breve secarão, pois aquela água incômoda seguirá seu ciclo natural. Evaporará e um dia voltará a cair.

Afinal, só com a chuva podemos ter vida.

-------

Texto também publicado no blog vamosfalardisso.com.br

O Fantasma Silva
Enviado por O Fantasma Silva em 17/10/2018
Código do texto: T6478616
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.