As necessidades da educação digital

A educação à distância (EAD) é um método que trouxe contribuições significativas para a educação em geral, promovendo reflexões, discutições sobre a arte de ensinar; repensando e reelaborando novas práticas pedagógicas para atender as necessidades das escolas do futuro.

Como professor, acredito em uma educação aberta para novos horizontes. Mas é preciso entender que nem todos os alunos possuem um perfil que se adéqua a modalidade de ensino em destaque.

O campo educacional é uma atmosfera em constante transformação, e as tecnologias da sociedade pós-moderna contribuem de forma positiva para a difusão da EAD. Entretanto, na posição de aluno, digo que precisamos administrar o nosso tempo, concentrando-se no conteúdo em estudo, deixando de lado as janelas fúteis que muitas das vezes permanecem abertas, eliminado o êxito do aprender.

Para a EAD se tornar o sistema educacional do futuro, será necessário a conscientização dos futuros alunos, sobre as regras fundamentais desta modalidade de ensino. Globalizando a cultura da educação digital, que de forma indireta ou direta deve ser fomentada no seio da vida escola.

Através dos vários mecanismos inseridos ao longo da estruturação da EAD, é que viabilizaremos a possível qualificação da mesma como um caminho de possibilidades, não uma opção facilitadora para se adentrar no ensino superior.

Emblematicamente, seria preciso promover a construção e desconstrução das estruturas da EAD, enfatizando os problemas de comunicação, políticas, limitação de poder, socialização da plataforma, falta de autonomia gerencial, padronização nos processos administrativos e funções.

Em suma, é visível a necessidade de rupturas, promovendo a readequação e sistematização desta engenhosa modalidade de ensino. Promovendo a diversificação e o diálogo entre as ferramentas pedagógicas, fundamentalizando um sistema que suprirá todas as necessidades da educação digital.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 16/10/2018
Código do texto: T6477948
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.