O que é ser professor?

O que é ser professor?

“A profissão das profissões! O que forma todos os outros profissionais!” Clichés conceituando o profissional que escreve em cada um – ou tenta – um futuro.

Mas o que é ser professor?

Ser esse profissional é estar ao lado, à frente e atrás, sempre que o aluno necessitar. É acompanhar de perto cada conquista e comemorar a vitória do coletivo no silêncio individual de seu lar.

O professor é aquele que faz acordar a palavra que vive adormecida pelas dificuldades e pelos bloqueios adquiridos ao longo do percurso. É ter a resposta para toda pergunta e, a partir daí, provocar mais perguntas e levar ao discente a reflexão e a criticidade e uma nova dúvida para novas perguntas surgirem. É debater, dialogar e jamais colocar um ponto final na aprendizagem. É o bom dia diário, o boa tarde contínuo e o boa noite constante, sempre com alegria e o entusiasmo que a profissão produz. É pedir silêncio e fazer o grito do conteúdo ser colocado em prática.

Quem tem dúvidas? Quem tem? O professor procura sanar qualquer uma e só segue, quando todos estão juntos para prosseguir com o conhecimento. Ninguém fica para trás! È conselheiro, amigo, pai, irmão, tudo para promover o exemplo e fazer o seu serviço com responsabilidade e afeto.

O professor é aquele que não cansa, anda para lá e para cá e, mesmo desgastado, corre para alcançar todos.

O quadro, a caneta, o conteúdo! O professor escreve destinos e apaga qualquer coisa que provoque o desvio de uma nota que confirme o vermelho da reprovação. Olha, observa e chama para ser protagonista, aquele que se esconde na timidez passiva.

Fulano!? Presente!

O professor está presente no dia a dia, comprometido com horário, burocracias e planos e mais planos. Descansa trabalhando para cumprir os dias letivos que dobram para esse profissional que se tornou um mouro da aprendizagem.

O sinal toca e...a aula começa com a presença, não de um sacerdote nem missionário, mas de um profissional que diagnostica, prescreve, apresenta, atua, provoca, escreve, conserta e faz concertos, aprimora, lapida, procura, dissemina, ajuda, compactua, estimula, aconselha, ouve/fala, discursa, debate, argui e, também, ensina.

O professor é cada profissional que ele ajuda a formar!

Mário Paternostro