Adaptação do sistema EAD (Educação A Distância)

A professora Nara Maria procura descreve historicamente o processo de adaptação do sistema EAD (Educação A Distância) no contexto pedagógico. Organizando as fontes que pautam a EAD no meio educacional, detalhando os fatores positivos e as problemáticas encontradas ao longo de sua implantação.

Apresentando-nos um panorama histórico, falando da situação da educação no período de fundação da EAD. Deixando claro que a EAD é uma ferramenta que abriu um leque de possibilidades no campo educacional.

A sociedade pós-moderna vivencia um contexto sistematicamente interligado. A informação de forma globalizada adentra todos os espaços e ambientes; através de ferramentas tecnológicas que passam por readaptação diariamente. Visando, a velocidade, acessibilidade, capitalização dos recursos, alimentando o modismo almejado por esta sociedade digital e movimentando a roda motriz da economia mundial.

Transformando o homem em uma “mera peça ou apêndice da máquina”. Estes são uns dos fatores que favoreceram diretamente para o advento EAD. Sendo o campo educacional uma atmosfera em constante transformação a EAD interligada com a Era Digital vem fortemente conquistando espaço. Promovendo o desenvolvimento avassalador das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) mediadas com transmissões via satélite, internet e material multimídia. Diversificando as ferramentas pedagógicas, abrindo possibilidades para a difusão do saber.

Segundo a professora Nara, “a educação a distância foi utilizada inicialmente como recurso para superação de deficiências educacionais, para a qualificação profissional e aperfeiçoamento ou atualização de conhecimentos. Hoje, cada vez mais é, também, usada em programas que complementam outras formas tradicionais, face a face, de interação, e é vista por muitos como uma modalidade de ensino alternativo que pode complementar parte do sistema regular de ensino presencial.”

Em suma, podemos afirmar que a EAD trará contribuições significativas para a educação em geral, promovendo reflexões, discutições sobre a arte de ensinar; repensando e reelaborando novas práticas pedagógicas para atender as necessidades das escolas do futuro.

Referências

KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas: Papirus, 2003.

LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.

LITWIN, E. (org.). Educação a Distância: Temas para o debate de uma nova agenda educativa. Fátima Murad (trad.). Porto Alegre: Artmed, 2001.

PIMENTEL, N. M. Introdução à educação à distância. Florianópolis: SEAD/UFSC,

2006.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 14/10/2018
Código do texto: T6475765
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.