SER HOMEM // CRÔNICA

DEUS SEJA LOUVADO !

QUE A GRAÇA DO SENHOR JESUS SEJA SOBRE TODOS NÓS !

JESUS ! - NOME QUE SALVA !

“ MAS OS QUE ESPERAM NO SENHOR RENOVARÃO AS SUAS FORÇAS...” ISAÍAS 40 : 31 (caput)

“ PORQUE EU, O SENHOR TEU DEUS, TE TOMO PELA TUA MÃO DIREITA, E TE DIGO: NÃO TEMAS, QUE EU TE AJUDO !“ISAÍAS 41:13

**********************************************

SER HOMEM

“Être homme est précisément être responsable.

C’est connaître la honte en face d’une misère qui ne semblait pas dépendre de soi. C’est être fier d’une victoire que les camarades ont remportée. C’est sentir, en posant sa pierre, que l’on contribue à bâtir le monde “

SAINT- EXUPÉRY in TERRE DES HOMMES

“ Ser homem é precisamente ser responsável.

É conhecer a vergonha diante de uma miséria que não parecia depender de si. É ficar orgulhoso de uma vitória que os companheiros trouxeram. É sentir, colocando sua pedra, que a gente contribui para construir o mundo “

***************************************************

***************************************************

Alguém disse há muito tempo que “ a boca fala aquilo de que está cheio o coração .“

Mas não é somente a boa palavra (ou a bela frase ) que precisa ou indica o humanitário.

É, antes, a atitude que se vai assumir diante dos fatos.

É responder pela ação. Ou simplesmente saber ouvir antes de se lançar `a atividade apropriada.

E responder é o resultado de uma inteira doação interior. E quanto mais o outro precisa de nós, mais estamos comprometidos com as necessidades dele.

No próprio julgamento de Saint- Ex.,quando a gente é importante para alguém, a certeza de nossa responsabilidade se acentua. Ah, a gente não se sente

responsável senão quando amamos.E sabemos que há muitas e estranhas até, maneiras de descobrirmos que amamos.

A vida segue seu curso natural, sua carreira normal.

Comemos. Bebemos. Dormimos. Estudamos. Trabalhamos.

De repente, é a vergonha. É o sentimento de ter sido covarde.A dor de não ter impedido as catástrofes físicas de onde decorrem as misérias morais, sociais e espirituais.

É a censura interna por termos deixado correr o barco. Como se a interrupção de uma sequência infeliz, não fosse de nossa conta... como se não tocasse a nós, entravar a marcha de acontecimentos cujas consequências possam ser terríveis.

Em tal momento, a gente experimenta a medonha humilhação de não ter cumprido o dever diante da humanidade.

Mas ser homem, é , antes de tudo, ser sincero, autêntico.

É sentir verdadeira alegria pelo sucesso de outrem.É encarar o sucesso de seu amigo, como seu próprio sucesso.

Ao longo da vida, podemos constatar a existência de pessoas para quem, é fácil fingir alegria, regozijo, em face da felicidade do próximo.

Entretanto, quem é honesto consigo mesmo,nunca irá enganar seu semelhante. Sua honestidade se espalha sobre o próximo.

Mas a questão vai ainda mais além. É se orgulhar mesmo da vitória do camarada, do amigo, do outro. É se sentir na pele do outro.

E olhando ainda mais longe, quantas necessidades se abrem bem à frente de nossos olhos! :

_ a de colocar o coração nas mãos...

_ a de reconhecer que sua obra é indispensável na construção do mundo...

_a de perceber que por pequenos que sejamos, há sempre um apelo a acolher...

Cada um tem a sua obrigação, a sua tarefa, no progresso da humanidade.

Aquele que é consciente, não se omite. Não se omite na colocação das pedras.

Por mais limitados que sejamos, há sempre um meio de encontrar uma saída. Podemos tentar interromper uma miséria.

Podemos contribuir para o crescimento da compreensão, da ternura, podemos orar...

Podemos lamentar ou rejubilar sinceramente, segundo o fracasso ou o sucesso do semelhante, vendo-nos, sentindo-nos nesse fracasso ou nesse sucesso.

Ser verdadeiramente um homem. Responsável. Ser um homem verdadeiro na essência, é muito mais do que ter nascido. Ou pertencer a um grupo social qualquer.

É estar engajado no único sentimento que constrói.É sentir que é preciso levantar e andar. E que é só a si que cabe isso.

É AMAR!!!

**********************************************

MULHER MERECE RESPEITO !

“MEXEU COM UMA ,MEXEU COM TODAS !”

*********************************

Esther Lessa
Enviado por Esther Lessa em 09/10/2018
Reeditado em 09/10/2018
Código do texto: T6471536
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.