O debate é público

O debate é público

Discursos como o choro é livre, a mídia é isso, você é aquilo e blá, blá, blá, me fazem bocejar. Os clichés argumentativos, tentando convencer para ser convencido, mostram a fragilidade e a inocência diante da complexidade que se tornou o debate público.

O diálogo foi substituído por bordões previsões de tragédias e ameaças discursivas. O caos nasce de todos os lados e a desgraça bate na porta a todo momento. Fere-se e, também, se é ferido com as reflexões pífias e simpatias antipáticas políticas. Eis a cretinice política!

O indivíduo pensa que é cidadão, mas está longe de viver na pólis. Deram voz, entretanto, não ensinaram a falar. Fala-se tudo, de tudo, sobretudo, nada que saia do senso comum e, ainda, se dizem originais. Tentem alcançar a linha do horizonte e aí entenderão o que apresento.

Rio um rio democrático! A democracia é isso, meus caros! Extremismo e polarização fazem parte, caso contrário, seria jogo vencido sempre. Agora, entendam, no final deve haver o empate, pois, se depois do pleito, o placar não for igual, perderemos todos. Reflitam!

O debate é público, todavia, as preguiças são privadas.

O choro será sempre livre!

Mário Paternostro