ESTADO OU estado?

ESTADO OU estado?

Como entender a construção do pensamento do brasileiro? Quer o Estado menor, pois, dessa maneira, produzirá riqueza. Entretanto, sonha com um concurso público para ter privilégios, segurança (certamente, se acomodar) e viver na tranquilidade gerada pela passividade.

Será que discurso e prática coadunam? A máquina (Estado) deve ser enxuta, porém, em que setor deve definhar? Favorecimentos, assistencialismos, todos vociferam contra, bradam com veemência, mas, por trás de cada discurso há o desejo de fazer parte da engrenagem.

Impossível compreender um diálogo sofisma!

Querem o Estado menor, contudo, maior para anseios individuais! Tempo de paradoxo discursivo. Rir diante do quadro pintado pelas tintas hipócritas, talvez, seja a solução para não cair na depressão reflexiva.

A justificativa é sempre a partir do outro, ele quem inviabiliza o futuro da nação, que suga a riqueza do país. Todavia, o desejo de dormir em leito esplêndido e descansar em berço de ouro proporcionado pelo Estado é sonho que nasce na primeira palavra pronunciada.

E depois, sou obrigado a ouvir:

- Temos que acabar com a “mamata”!

Estou rindo de nós mesmo!!!

Mário Paternostro