Na casa do Pai ouça os conselhos da Mãe

Na casa do Pai ouça os conselhos da Mãe

O passar dos anos cura feridas, deixa a água da fonte, mais pura. Depois de comerem a maçã e saírem do paraíso, Adão e Eva se deparam com alguns problemas. Como agir ante adversidades, que na casa anterior não existiam. A quem recorrer na dúvida? Aquela época não haviam códigos, buscador da internet, ou um ancião para aconselhar. Logo, eram eles as melhores respostas, às suas perguntas.

Dos remotos tempos deste casal, até um supremo tribunal de justiça, contemporanêo, a roda é constantemente; arredondada. Quer dizer, sempre precisamos aprender, não nascemos sabendo. Provavelmente aqui, uma dica sobre a sabedoria da mãe natureza, o porque, da troca dos personagens da vida.

Caso isto não ocorresse, seria admissível que até hoje, às leis da humanidade, fossem regidas pelo código de Hamurabi. Porém, a evolução em sociedade, pede mais que olho por olho, dente por dente. Em paralelo a esta ótica, os seres humanos precisam ser renovados, afinal, somos nós quem elaboramos conceitos.

Nesta lógica, as pessoas, a sociedade e seus conceitos, não podem parar no tempo. Precisamos evoluir, assim é a vida, um constante processo de aperfeiçoamento. A mãe natureza, fazendo adaptações aos animais, os tirou da água, deu asas, nos adaptou a qualquer ambiente. O homo sapiens (eu e você), somos um exemplo dessa evolução. Andamos eretos, construimos casas, salgamos a comida, diferenciamos o bem e o mal, o certo e o errado. Não fosse isto, segundo cientistas, estariamos todos ao oceano.

Muitas coisas parecem simples de ser assimiladas, já outras, precisamos de tempo para entender, aceitar as inovações. O controle remoto, sua utilidade é indiscutível, trouxe muitas vantagens ao ser humano. Porém, quando a discussão é pertinente a subjetividades (amor, Deus, ideologias e outras), aqui reside um grande problema para a sociedade, aceitar o novo, o diferente como melhor.

Discussões a parte, sobre como resolver uma questão. Qual parte esta certa ou errada. A premissa maior, esta ligada há como resolver esta. Ou seja, por que dar razão a A ou B. Com base em que, devemos ter essa argumentação, como a mais adequada.

A experiência, sabedoria, inteligência própria do homem, foi com o passar do tempo, melhorando a vida em sociedade. Os problemas às sociedades primitivas, giravam sobre pequenas áreas de terras, depois sobre propriedades maiores. Conflitos entre bens, quem tem direito a o quê. Crimes contra a pessoa. Hoje a discussão gira sobre crimes cibernéticos, direitos adquiridos e outros.

E o solucionar destes, é sempre olhando para trás, as fontes. Não comer a maçã, o código de Hamurabi, ordálias, conselhos dos anciões e outros. Entretanto, os problemas sociais saíram de coisas táteis e passaram a coisas subjetivas. A importância da cor de pele, obesidade, opção sexual, religião e outros. Então, quais as fontes que podemos explorar e assim resolvermos as questões subjetivas?

Então vejamos, a mãe natureza ensina a buscar mais, sair da água, voar, fazer buracos e muitas coisas. Com isto criamos garras, desenvolvemos ouvidos potentes, enchergamos longe e estes “aperfeiçoamentos”, melhoram a qualidade de vida de cada espécie. Entretanto, diferenciar “o este do aquele”, é próprio do ser humano, por sermos racionais.

Os animais não se preocupam com ética, roupas da moda, estética e outros conceitos subjetivos. O mundo como vivem, com o que tem, é suficiente, por serem irracionais.

Já, para o ser humano não, desejamos mais. Queremos saber quem é Deus. Onde é o fim do universo. Qual ideologia religiosa é a mais indicada. Ou definimos que uma cor de pele, a opção sexual de um, é mais aceitável que a de outro. Estas, apenas algumas das discussões acaloradas, que com a falta de uma aceitação do que é suficiente, causam, brigas, guerras, e outros desentendimentos de grandes proporções. Tudo por por sermos, racionais.

Por este ou aquele, podemos ter uma infinidade de temas. Qual o melhor sistema de governo? Qual a religião mais indicada ? Este é melhor time de futebol? Fazer sempre desta maneira, é o certo? Há inúmeros assuntos discutíveis. Porém, a variedade de respostas, é ainda maior.

Como obtê-las com exatidão, em alguns casos pode ser atemporal. Ou seja, o importante é crer em Deus, em uma doutrina simples, de não fazer a outras pessoas, aquilo que você não desejaria a si mesmo. O nome da religião, pode não ter importância.

Porém, se precisamos dar respostas a tudo, por que não prestarmos atenção a mãe natureza. A solução as indagações, podem ser observadas, entre os tipos de vida social deste planeta.

Em certas ilhas da Oceania, aves que pertecem a mesma família, possuem características próprias. Em uma ilha o tipo de alimento encontrado, requer um bico mais longo, por exemplo, para sugar o néctar. Na ilha vizinha, o alimento encontrado, precisa que a mesma espécie de ave, possua um bico mais resistente, para furar uma fruta de casca dura. Adaptações a vida. Aranhas, fazem teias e se alimentam de insetos, moscas, larvas e outras, na amazônia, temos as caranguejeiras, que se alimenta de pequenos pássaros. Adaptações a vida. Há morcegos e cobras que são praticamente cegos, porém, desenvolveram outros sentidos para sobreviver. Adaptações a vida.

O homossexualismo entre animais existe, é praticado entre leões, bois, macacos e outros. Mesmo assim, o mundo não acaba por isto, ou deixa de ser suficiente.

Estes exemplos poderiam ser usados pelo homem, a fim de dirimir conflitos.

Há importância sobre a diferença entre pessoas, por conta de sua opção sexual, cor de pele, peso, origem, sexo e outros achismos? Tendo a natureza como base, não. As aves são muito parecidas, como as aranhas, o diferente, esta em sua alimentação, tamanho do bico, cor da plumagem e outros detalhes. E nada disto atrapalha a harmonia das espécies. No reino animal, há muitos deles, que praticam a homossexualidade. E não são linchados por isto, ou sofrem desmerecimento social, nem violência, fisíca ou verbal. Estes são apenas alguns exemplos, que podemos trazer para a via em sociedade, prestar atenção na fonte, a mãe natureza.

Logo, preservar a fonte, saber retirar desta, resposta para a harmonia em sociedade, soa mais fácil, a acalorar discussões desnecessárias.

Fontes, seja do homem, códigos, leis, tratados, conselhos, ou outros. A mãe natureza, fez a vida perfeita, precisamos tão somente abrir os olhos e perceber que esta é completa.

Não há por que o homem discutir, “procurar chifre na cabeça de cavalo”. Tudo aquilo que precisamos, esta a terra, neste mundo. Deus o fez completo, perfeito, precisamos apenas desfrutar deste paraíso para viver.

Qualquer dúvida com relação a harmonia entre os irmãos, basta recorrermos a mãe natureza, ela ama e educa seus filhos.

Paulo Cesar

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 07/10/2018
Código do texto: T6470230
Classificação de conteúdo: seguro