Hoje iniciei o curso online de Compulsão e ansiedade;  a intenção é aprender e na medida do possível, trazer para o cotidiano. Acrescentar sempre, já que a luta pelo bem estar é constante. Ter qualidade de vida com doença autoimune e  dor crônica é um grande desafio, estou tentando movimentar essa balança ao meu favor.

Sou ansiosa, ansiosa para fazer todas as minha tarefas. Quando estou com pouca dor quero fazer tudo, e quase sempre termino não fazendo nada ou entrando em crise no dia seguinte. Estou treinando fazer pausas, treinando reduzir a intensidade, treinando acionar o  sistema de frenagem. Treinando principalmente contrariar o ditado:não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

Muitas ferramentas que antes eram consideradas terapias holísticas, hoje são essenciais no tratamento da dor e ansiedade. A eficácia da meditação é cientificamente comprovada, e os resultados podem ser sentidos por quem adotou a meditação como estilo de vida. São práticas que precisam ser feitas regularmente, como qualquer treino em academia exigem disciplina. Sinceramente adoro praticar, é meu momento de ficar em paz, com tranquilidade e em sintonia com meu corpo.

Eu sempre me perguntava: quanto tempo consigo andar de forma agradável, até começar  a sentir dificuldade? quanto tempo preciso ficar sentada, até melhorar e caminhar novamente?
Será que estou me excedendo? Será que consigo fazer alguma atividade física com prazer?


A prática de mindfulness me ajudou a recuperar a atenção e foco. Atualmente consigo perceber a intensidade da dor, sinto meu corpo, comecei a pontuar essa intensidade e relacionar com o tempo das atividades.
E desta forma vou manejando o desconforto, criando estratégias e melhorando a qualidade de vida. Mindfulness me faz bem;  meditar e relaxar aliviam as tensões, a musculatura, e consequentemente as dores diminuem. Está tudo entrelaçado: corpo e mente, corpo e movimento, corpo e emoções. Acredito que o caminho está em compreender, aprender e experimentar. E deixar  para amanhã o que não posso fazer hoje.
Giselle Sato
Enviado por Giselle Sato em 06/10/2018
Reeditado em 06/10/2018
Código do texto: T6469581
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.