Onde houver ódio, diz Francisco de Assis
Onde houver ódio, diz Francisco de Assis,
...que eu leve o amor.
Hoje é dia de os católicos reverenciarem São Francisco de Assis.
Que vida bonita! Que exemplo nos deixou!
Filho de próspero comerciante, ele fez parte dos nascidos em berço de ouro.
Em certo momento de sua vida, sentiu que não era certo viver com todo o conforto, vendo tantas pessoas lutando para sobreviverem à miséria. Decidiu então desfazer-se de seus pertences e repartir sua riqueza com os pobres. Abandonou a opulência e foi viver uma vida simples. Não tardou ser reconhecido como santo - após um ano de sua morte foi canonizado.
Outra coisa com que fico admirada: sua capacidade de, já naquele tempo, ter sensibilidade suficiente para reconhecer que a natureza precisa ser cuidada para não sucumbir.
Lançou um novo e piedoso olhar sobre os animais advertindo, com suas ações, que eles precisam de nosso carinho e proteção.
É dele a reflexão:
"Não te envergonhes se, às vezes, animais estejam mais próximos de ti do que pessoas. Eles também são teus irmãos".
Em tempos de tanto ódio, principalmente no âmbito político, penso que todos nós deveríamos ler e reler esta oração de inigualável beleza -
Oração de São Francisco de Assis:
Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado;
pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
***
Glorioso São Francisco, santo da simplicidade, do amor, da paz, da alegria.
Louvado seja seu nome por todas as pessoas. Que seu exemplo de filho de Deus seja seguido por todos nós. Que possamos - à Vossa semelhança - defender o amor, a natureza, os animais e a simplicidade.