Sabedoria

Sabedoria

A Sabedoria não é ensinada em nenhuma teoria e nenhum livro pode descrevê-la se aquele que ler não for capaz de compreender.

Sabedoria talvez seja o sinônimo de maturidade de espírito. Uma forma pacífica de perceber as situações e reagir sem tanta paixão, sem tanta empáfia de saber-se melhor que a maioria. Sabedoria é olhar simples para o que nos parece complicado.

Sabedoria é saber respirar, é responder somente ao necessário e de forma que agregue algo útil a quem ouve. Sabedoria é ensinar com tudo, mesmo sem se ter essa intenção. Ser sábio é aquele algo a mais que torna as pessoas agradáveis, amorosas, compreensivas além da espiritualidade, além da misericórdia. É ser bom por essência, é saber rir de si mesmo ensinando com isso a maior humildade.

Vejo tantos correndo, atropelando a vida, julgando, condenando e ainda imaginando aprender. Por certo aprendem a ser pior e perdem a oportunidade dessa vida.

O mundo está salpicado de líderes arrastando multidões sobre suas opiniões. Triste. Essa multidão não reflete mais sobre si mesmo, não se busca compreendido dentro dessas opiniões. Apenas briga por convicções de outros que sequer sabem ser honestas.

Ser sábio é ser único, é viver coerente consigo mesmo, mas não fazer da sua opinião a regra. De fato só se pode ser livre dentro de si mesmo. Os outros não precisam respeitar todos os pensamentos porque o começo é em nós. A grande liberdade está em permitir que o outro seja, mas que dentro do seu ser possa estar inteiro.

Todos somos sujeitos únicos, jamais poderemos ser massificados ou classificados porque não existe igualdade. O que existe é uma enorme diferença que precisa ser respeitada. Não possuímos rótulos, não somos marcas, não estamos iguais hoje porque o ontem nos modificou.

Pra começar a ser sábio, respeite a sua individualidade e não se permita mais ser o que não é. Viva a sua inteireza, sinta-se como o ser único e reaja conforme o que lhe faz bem, sem ferir os outros por ser diferente também.

Se Deus nos quisesse iguais não teria criado homem e mulher, raças, cores de pele, temperamentos, sentimentos que nos fazem reagir, entre todas as sua maravilhas.

E se quiser realmente seguir a sabedoria, reflita mais sobre si mesmo, julgue menos, leia mais e, antes de julgar, coloque-se no lugar do outro. Talvez demore um tempo até conseguir, mas é melhor a demora do que jamais ter tentado!

Neide Barth
Enviado por Neide Barth em 02/10/2018
Código do texto: T6465557
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.