O MUNDO ADULTO DAS CRIANÇAS
Prof. Antônio de Oliveira
antonioliveira2011@live.com
Neste mundo nada é absoluto. São tênues as fronteiras entre os fragmentos da ciência. Da mesma maneira como se diz que o adulto carrega dentro de si a criança que ele foi, assim também crianças antecipam atitudes adultas. Gente miúda que dá uma de gente grande...
Demonstração adulta de sensibilidade, solidariedade.
Em Belo Horizonte, duas coleguinhas de escola, ambas na faixa dos seus três aninhos de idade, conversam entre si como se fossem adultas. Laura fora à missa, no domingo, com a avó materna. Quando voltou, sua mãe lhe perguntou o que ela havia falado com o Papai do Céu. Laura respondeu prontamente: “Pedi saúde para a Elisa, para mim e para o Vovô Antônio” (de Elisa). Num acidente doméstico, Antônio caíra dentro de casa, fraturando o fêmur esquerdo, tendo que ser submetido a cirurgia. Foi a própria Elisa quem dissera a Laura que seu avô estava dodói.
Tomando conhecimento da atitude de Laurinha, o avô de Elisa lhe escreveu, por meio de sua mãe: “Laurinha, que bonito que você foi à missa, no domingo, com sua vovó! E você falou com Papai do Céu, não falou? Pediu saúde para a Elisa, para você e para o vovô Antônio. Pois não é que Papai do Céu atendeu: você e Elisa estão com saúde e vovô Antônio está melhorando cada dia mais. Agora, no dia em que você for de novo à missa agradeça a Papai do Céu. Ele é bonzinho. Ele é seu amigo, amigo da Elisa, amigo de todos. Ele é Papai do Céu.” A mãe de Laurinha ficou emocionada. “Que lindoooooo! Que palavras doces e sábias! Vovô Antônio é realmente demais!!!...”
Demonstração adulta de compartilhamento.
De outra feita, Laura estava sentada à sua mesinha de papá preparando um guisadinho. A mãe de Laura quis saber o que ela estava fazendo. Ela respondeu: Tô fazendo nhoque pra Elisa, mamãe. Elisa adora nhoque.
Tomar conhecimento do dia a dia da vida das crianças contribui, e muito, à conscientização pedagógica e dá sentido à comemoração do Dia da Criança!