O PERIGO DA IDIOTIA NA INTERNET.

Em 13/03/2011, escrevi uma crônica, penalizado de ver o tratamento dado à idiotia, sempre achincalhada em todos os lugares, principalmente na internet. Ainda assim houve quem não entendesse, e expliquei para a falta de entendimento que era patologia visível até e mesmo nos dicionaristas. Uma coisa comum para a compreensão e significação vernacular, sem ser pejorativo, questão de plena capacidade mental ou não. Imbecis e cretinos são gêmeos em patologia da idiotia.

Que fazer com a disfunção de apreensão? Compreender e esclarecer. E ela, a disfunção, é abrangente e catalizadora de todas as classes sociais. Não se admite aceitar o dano, por exemplo, o prejuízo que algo ou alguém traz para você. A idiotia consente e por vezes até aplaude. A idiotia admite retirar a liberdade pessoal. Ou alguém em sadia mente admitiria ter sua vontade conduzida ou defender quem assim se conduz na gestão de governos ditatoriais?

O que é idiotia?

Em HOUAISS, o que reputo melhor dicionarista da língua, temos a remissão, "Idiotia: Ver RETARDO MENTAL GRAVE, doença genética; Idiota: diz-se de pessoa que carece de inteligência, de discernimento, tolo, ignorante, estúpido".

O importante é saber que viemos ao mundo para servir, TODOS, cada um dentro de seu alcance. E de forma alguma coonestar com a retirada de nossa vontade ou se alinhar com quem assim pretende fazer dos destinos de uma nação. E disso faz proselitismo. E esse estado de espírito aberto mostra a incapacitação para ideias já extintas como afirma Umberto Eco, o maior semiólogo contemporâneo, em entrevista dada a Ilze Scamparini:

"Ilze Scamparini — Já que os fatos se ligam também, o que significa Silvio Berlusconi na história italiana?

Umberto Eco — Atualmente, não acho que Berlusconi tenha ainda um grande futuro político, por causa da idade, por que a situação é diferente. Ele foi ignorado. Encontrou gente mais esperta que ele. O presidente Renzi é mais esperto que Berlusconi. E ele achava que era mais esperto. Berlusconi representou por vinte anos mais um personagem dotado, realmente, de fascínio para muita gente. É um homem de grande simpatia. De grande poder econômico. E como tinha o controle dos meios de comunicação de massa pode convencer um país inteiro, por quase vinte anos, de um programa inexistente: que ele deveria livrar a Itália do comunismo. Quando o comunismo já havia se liberado sozinho. E JÁ HAVIA ACABADO. Então, Berlusconi foi um produto típico da sociedade de massa. Representa uma nova forma de populismo, de uma política que tem apelo direto com o povo, ignorando o Parlamento. E sobre populismo, a América Latina tem muito a nos ensinar."

Ajudar, sendo possível, para esclarecer, é missão de todos, e quem sabe recuperando a sanidade as vezes comprometida embrionariamente, como aponta Houaiss, talvez ainda recuperável. A idiotia compromete não só o idiota, mas a todos que, influenciáveis, podem absorver indevidas sinalizações dessa patologia.

Há nessa deficiência uma falta de sintonia em entender o pensamento em geral explanado no mundo da absorção pelos indicativos usuais transcritos nas redes, na antena como um todo, e reproduzem sequelas de ideias vencidas e mesmos aterrorizantes, puras calamidades, ainda espalhadas e danosas no continente com a corrupção e seus tentáculos, como o comunismo soprado à distância por um condenado em entrevista, que promete rupturas e exceções, ainda, com o que já acabou.

Computador é comunicação para ensino construtivo como uma escola virtual, aberta, e por isso o cuidado há de ser redobrado com a idiotia que severamente marcou épocas.

Computador, ferramenta de várias utilidades, mas perigosa, pelo convívio com a patologia. Umberto Ecco deixou com significativo legado essa última advertência, a imbecilidade, a idiotia na internet, já que porta aberta facultada a qualquer um, onde sempre há os mais desfavorecidos de defesa.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 01/10/2018
Reeditado em 01/10/2018
Código do texto: T6464915
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.