MAIS DO MESMO.

Outro dia eu li a seguinte frase: ' Trocas-se os vestidos, mas a noiva continua a mesma'. Não me lembro onde li isso, mas, ao analisar a frase cuidadosamente, e, fazendo um comparativo com minha vida, tanto com aquilo que eu já vivenciei como aquilo que agora estou vivendo, pude perceber o quanto essa frase é verdadeira e profunda. Às vezes, muito tolamente eu diria, somos levados a acreditar nas mentiras do nosso coração, somos levados a acreditar em suas insanidades, em seus devaneios, e por vezes, seguimos os conselhos nada sábios do nosso próprio coração. Não estou sendo pessimista, nada disso; e nem extremista, longe de mim tal coisa; porém, o que eu estou afirmando, se configura em uma das maiores verdades da vida moderna. Somos a todos os momentos levados pelas decisões do nosso coração, acreditando que em um novo contexto e realidade de vida, tudo será novo, diferente do contexto interior, e que tudo vai dar certo, que todas as pessoas estão dispostas a ajudar. Mas não é isso que acontece... Perdoem-me amigos, mas não é assim, a verdade é que o coração dificilmente encontrará uma porta de sinceridade aberta, e quando a encontra, existem interesses por detrás da aparente boa vontade.

No meu novo trabalho por exemplo; eu acabei descobrindo, se bem que, ' descobrir' não é a palavra exata, mas tudo bem, eu descobri que onde eu estou trabalhando atualmente, é apenas a mesma noiva de antes, com a diferença que ela está vestida de gala. Este novo emprego não deveria de ser uma decepção, todavia, a cada dia que se passa, aprendo que, tudo na vida tende a ser a mesma coisa, nada muda de verdade, o que parece novidade, não tem nada de novo. Acompanhando os meus colegas, aprendendo com eles, percebo que na verdade estou desaprendendo um pouco a cada dia, mas tudo bem, nada é vão. Os dias tem passado rápidos demais nesse novo trabalho, a cada dia estou ficando mais em forma, ágil, nem tanto ágil assim... Mas... Tudo bem, deixa isso quieto. De agora em diante eu vou tentar enxergar as coisas por outra perspectiva, ou, seria isso também a mesmíssima noiva com vestes resplandecentes? Bom… Melhor ficar quieto.

Os clientes são como todos os outros, cada um traz sua personalidade no pedido que faz, assim como eu quando sou cliente também. A uns, olhar sério, poucos sorrisos. A outros, descontração, um sorriso, uma brincadeira. Nós, psicólogos que somos, escondemos nossas opiniões, nossos sentimentos, dor, angústia, ressentimentos, inverdades, desejos dos mais diversos. Nós escondemos nossa verdadeira identidade no sorriso de psicólogo, e, alegremente dizemos: ' Até mais senhor, tenha um belíssimo dia'. Esse é o ponto, essa é a velha noiva em trazendo mais do mesmo.

Nada tenho a reclamar, entenda… Isso não é reclamação, é apenas observação, análise e opinião. A única diferença nesse novo contexto, e que agora eu sei lidar com a situação e driblar os obstáculos com muito mais facilidade, e a vida vai seguindo seu rumo e nos ensinando, como disse certo homem: ' Quanto mais eu sei, menos sei a cada dia'. Eu completo a frase dizendo: ' E em cada pequeno momento, aprendo um pouco mais'. Esse é o ponto certo onde todas as coisas acontece e se equilibram.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 01/10/2018
Código do texto: T6464798
Classificação de conteúdo: seguro