Eleitor avalista de um contrato com o diabo

Eleitor avalista de um contrato com o diabo

Os fins justificam os meios. Segundo interpretações da obra, O Príncipe (Maquiavel), para manter o poder, a crueldade como também a hipocrisia, são justificáveis. Partindo destes pressupostos, os candidatos em suas propagandas políticas, abusam do quesito hipocrisia. Além das inocentes promessas para boi dormir, há os exageros de Itu.

Algumas remontam a programas de humor negro. Que tal esta; “caso seja eleito, vou lutar pelo funeral de graça, para pessoas carentes, doadoras de orgãos”? Há outras, que prometem aumentar os empregos no Brasil; “ se eleito vou criar dez, vinte milhões de postos de empregos no país”. Caracas, precisaremos importar trabalhadores.

Estes, apenas alguns dos muitos absurdos, que temos em nossos lares todos os dias. O modo como falam, deixam a sensação, em um mês o Brasil será o impávido colosso, saindo do hino nacional e fulgurando o florão da américa. Quer dizer, todos perceberão nosso brilho, ornando o continente, devido o agressivo crescimento econômico.

Isto posto lady and gentleman, por quê nosso Brasil não sai do lugar? Simples, os fins justificam os meios. Depois de sentados às cadeiras da política, serão quatro, oito anos, recebendo, enchendo os bolsos com muita grana, justificada, “por que há os por fora”.

E do primeiro salário, até o último, você entende a necessidade destas promessas. É muito auxílio, tem o gasolina, telefone, saúde, verba de gabinete, paletó e outros. Um destes chega ser absurdo, quando entra para o congresso, é lei, o deputado tem direito a receber uma ajuda, na falta dos auxílios, no valor do salário mensal.

Porém, devemos lembrar, estas verbas são café pequeno. O grosso vem das maracutaias. Quem lembra de um deputado, que ganhou cento e poucas vezes na mega sena? Se os eleitores não, deus sim, afinal foi ele o responsável por esta sorte. Há também os menos afortunados, um de Cascavel no Paraná, ganhou apenas mais que uma dezena de vezes. Não deve ter muita fé em deus, como o outro. Um tem fé de mais, outros fé de menos.

As maracutaias, são os contratos assinados com “o coisa ruim”, para justificar as promessas de campanha. Lutarei pela transposição do São Francisco. Outro vai inovar, trará energia eólica, afinal é grátis, as termonucleares custam uma fortuna, a transamazônica, estará pronta em dias e assim atropelam-se as mentiras.

Enfim, nosso país tem tudo para dar errado e caminha bem esta estrada, há séculos.

Afinal, somos um bando de analfabetos, caso não, saberiamos o significado de reeleição e não “reavaliaríamos” contratos com o diabo.

Paulo Cesar

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 01/10/2018
Código do texto: T6464644
Classificação de conteúdo: seguro