Pouca benfazeja

Pouca Benfazeja

Não eram nem quatro horas da tarde quando a chuva desabou sobre a cidadezinha. As donas de casa saiam feito loucas para fechar as janelas e evitar uma enchente dentro de suas casas pois chovia torrencialmente. Em uma casa, particularmente toda já fechada, nada de alvoroços. Era a casa de Laura Lindaura, uma moça solteirona, conhecida de todos e de certo renome pouco benfazejo.

Todos notavam na cidade que a casa estava com as janelas somente nos vidros, e notavam tamanho marasmo. A chuva desabava e as esquinas enchiam para observar as críticas dos cidadãos à Laura Lindaura. As senhoras olhavam com desprezo, por enxergarem naquela casa uma certa materialização do pecado, substancialmente associavam a pouca benfazeja moça.

- deve estar com algum macho! - exclamava uma senhora.

- e não é de agora que ela esta lá. - completava um rapaz, de certo, já de olho faz tempo na moça.

Passou a chuva, continuaram os mexericos na esquina. A casa continuava com um ar de desalento, nada de movimentos e nenhum barulho que seja de amor vindo de lá. Silêncio, absoluto silêncio.

- deve ter desmaiado de tanto cometer sacrilégios nessa tarde! - voltava a palpitar a senhora.

- estranho, muito estranho tudo isso. - dizia novamente o rapaz.

Tomaram frente e avançaram rumo a casa dela, com curiosidade e vontade de encontrar um novo bafão. Ao penetrarem na casa, a porta da entrada encostada sem ser trancada, ouviam um baixo choro resignado e uma leve oração interrompida vagarosamente pelo baixo soluço do choro de uma mulher. Foram avançando até chegarem a senhora e o rapaz no quarto onde viam Laura Lindaura passar a mão nos olhos da sua mãe, estendida na cama, que acabara de morrer.

Mateus Almeida Santos. 30/09/2018

Mateus Almeida
Enviado por Mateus Almeida em 30/09/2018
Reeditado em 30/09/2018
Código do texto: T6463904
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.