DESCARTÁVEIS
Os descartáveis aumentam a cada dia.
Tem gente que acredita que tudo vem dos mercados. E que a natureza não é importante, é tão somente uma paisagem para compor os jardins. Hoje em dia tudo ou quase tudo é industrializado, e suas embalagens são descartadas sem a preocupação das consequências disso.
Ignorando a necessidade de manter o equilíbrio do ambiente, despejam todos os dias toneladas de lixo e dejetos, como: sacos, copos, garrafas e outros tantos materiais plásticos; são jogados aos montes por todos os pontos cruciais para a vida do planeta: na terra, nos rios, nos lagos nos mares, nas nascentes, praias, córregos...
Os consumistas, de todas as idades, não se preocupam aonde vai parar o lixo que consomem. E nada tem muita durabilidade em suas mãos nervosas. Mas o lixo industrializado passa uma eternidade para se decompor, principalmente o plástico. E com tanto lixo, aumenta a proliferação de animais perniciosos e de agentes tóxicos que contaminam o solo, a água e o ar; acabam envenenando a flora e a fauna.
Mas isso não é novidade, é bem verdade! Quantos já falaram da necessidade de reverter esse quadro trágico que vivemos? Mas ninguém tem interesse em reverter isso, não é mesmo? Sejam os grandes empresários, que faturam montanhas de dinheiro; sejam as autoridades, que enchem os bolsos de propinas; ou sejam os consumistas, com sua sede de comprar, comprar, comprar... Tapam os olhos por ignorância ou por pouco caso, mas o importante é continuar a obter objetos muitas vezes desnecessários.
Li outro dia algo interessante sobre uma arte milenar com cerâmicas quebradas; para não jogarem no lixo as cerâmicas quebradas, costumavam ser coladas com uma fina camada de ouro. E assim, as transformavam em uma peça única, uma peça preciosa. Eu achei isso sensacional! Pois, além de não descartarem de um objeto antigo, davam a ele um valor inestimável, um valor histórico. Pois toda peça tem uma história a ser contada.
Os homens, infelizmente, estão se tornando como a cerâmica quebrada, mas que não pode ser consertada. Pois a maioria deles já perdeu seus valores morais e ou intelectuais. Eles contaminam tudo que tocam, tudo que querem, tudo que veem. Estão se tornando lixo, o pior lixo que um planeta poderia ter, e vão se juntando aos outros lixos. Todos descartáveis.
E com tanto lixo, o que será do nosso planeta?