ESTÓRIAS CARIOCAS ACRONOLÓGICAS - PARTE V



ANTIGAS AFRICANIDADES - a "Pequena África":

JARDINS SUSPENSOS DO VALONGO - Foram construídos em 1906, nas reformas urbanisticas do prefeito Pereira Passos, com este nome por estarem 7 metros acima do nível da rua. Tombado pelo IPHAN em 1938 no mesmo projeto urbanístico original em estilo romântico - destaque para um prédio amarelo que funcionou na venda de escravos. / CAIS DO VALONGO - Tombado pela UNESCO em 2017, é um marco histórico - mais de um milhão de éssoas desembarcaram como mercadorias, depois ao longo da vida tentando sobreviver aos horrores do escravismo negro - atual afirmação de nossa negritude. DEBRET registrou em quadros.

O QUE HERDAMOS, COM AMOR:

SAMBA - Impossível não reconhecer a raiz do nosso samba. A Pedra do Sal era no século XIX e é em 2018 uma nobre roda musical. O local foi um quilombo urbano que preservou nossa herança cultural. Nas casas, tocavam o chorinho - flauta, cavaquinho, violão; nos quintais, explodia o samba rural - batidas de mão, pandeiro, prato-e-faca, danças de sapateados, peneiradas e umbigadas. Daí, surgiram o samba urbano, os sambistas populares e antigos ranchos carnavalescos.
CARNAVAL - O carnaval carioca é coisas das antigas... Começou com o entrudo, brincadeira de jogar água ou urina em quem passasse na rua... e todo mundo passava - eram os "limões de cheiro", feitos de cera e acobertando um líquido, nem sempre perfume. Proibido o entrudo, começou o carnaval com carros alegóricos, bailes em clubes e teatros. Com a abertura da avenida Centrai (hoje Rio Branco), as famílias ricas desfilavam em carros abertos, pessoas fantasiadas se exibindo e jogando confete, serpentina e jatos de lança-perfume - era o corso; o mais carentes, brincavam nos bondes ou formavam nas ruas os descontraídos e verdadeiramente alegres "blocos de sujo".

SOCIEDADES CARNAVALESCAS ou GRANDES SOCIEDADES - Surgidas a partir da segunda metade do século XIX - Tenentes do Diabo (fundada em 1855), Democráticos (1867), Fenianos (1896), Pierrôs da Caverna (1925), Embaixada do Sossego (1930) e outras de menor destaque. Agremiações de cunho competitivo que na chamada Terça-Feira Gorda de Carnaval (feriado) promoviam desfiles noturnos pelas ruas do centro do Rio com gigantescos carros alegóricos abertos, predecessoras a fonte de inspiração para as atuais Escolas de Samba. Os desfiles incluíam fantasias masculinas e femininas (mulheres com pernas de fora, escândalo para a época) e atraíam principalmente o olhar da população pelas críticas políticas aos governantes em geral e intermináveis obras públicas, nunca a favor do povo ou do país, ainda discretamente ocultas as propinas e as esmeraldas.

PRAÇA ONZE - Nome em homenagem à vitória do Brasil contra o Paraguai, na batalha de Riachuelo. A avenida Presidente Vargas liga o centro à zona norte e, para que fosse construída, foi preciso destruir uma praça de grande tradição popular - a praça Onze. Foi de grande importância para o carnaval carioca pois al se desenvolveu o samba, trazido de morros para o centro da cidade e por muito tempo foi o local de concentração das escolas, antes do desfile carnavalesco na avenida. Entre perdas e danosm, "era uma vez" um chafariz.. MALTA registrou em fotos...
----------------------------------------------------

HQ - BICHINHOS DE JARDIM, de Clara Gomes - Caracol: "Que bom que você finalmente está animada pro carnaval!" Joaninha: "É... né? Caracol: "Olha, tem um bloco logo ali, bora:" Joaninha: "Cadè? Sabia que o feminino de folião é foliona?" Caracol: "OK, você não está pronta ainda" - Joaninha: "Gosto de começar pela teoria!" --- JFP. Jornal Futuro do Pretérito - Joaninha: "Hoje teríamos dois blocos de notícias... um de violência gratuita e outro com diversão carnavalesca fútil... mas como vocês iriam reclamar de tudo, eu resolvi ficar calada mesmo! Boa noite!" --- Joaninha, de chapéu bicudo: "Enfim, estou no meio do carnaval! Nem é tão ruim assim... tirando o barulho, o calor, o cheiro, o aperto... e o fato de que vou morrer pisoteada" --- Girassol filosofando: "As festas do Momo estão aí, meu povo! Darei dicas para você curtir ao máximo! Vamos precisar de quarto, ar condicionado, TV ou computador........."

LEIAM meus trabalhos "Carnaval", "Preciosas paisagens e pessoas - Parte II - Malta", "Turbante" e "Velhas baianas"

F I M

 
Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 29/09/2018
Código do texto: T6463006
Classificação de conteúdo: seguro