A COMPLEXIDADE EXISTENCIAL (INDIVIDUAL E COLETIVA)

58.963

Sexta-feira, 28 de Setembro de 2018

Para quem já viveu o tempo que vivi, penso ter alcançado um conhecimento bastante profundo no que tange à natureza humana. Fora o aspecto empírico dessa questão, onde a minha vivência foi adquirindo as muitas e diversas nuances no que diz respeito à ela, submeto-me de forma absoluta àquela famosa frase de um dos famosos personagens de Shakespeare, Otelo, em uma de suas afirmações: "Existem mais mistérios entre o Céu e a Terra, do que imagina a nossa vã filosofia".

E qual o porquê desse entendimento? Fácil. Os personagens que existem em nossa Humanidade são extremamente complexos. E até nem o deveriam ser, porque as lições que recebemos desde o início de nossas vidas, são quase que simultaneamente idênticas umas às outras, através de nossos ancestrais, por últimos deles os nossos pais.

Mas isso ninguém consegue explicar por quê rola assim. Mesmo em situações fáceis, em muitas das vezes buscamos complica-las. Com isso, trazemos uma série de dificuldades a nós mesmos. Então é onde se enxerga a complexidade existencial de todos.

Mas no que tange a esses dias atuais, chamemo-los de modernos, as pessoas nem estão sabendo lidar com algumas delas. Quase sempre caem em desespero, não sendo difícil saber-se de alguém que suicidou-se estupidamente. Isto é uma questão muito séria. E instituiu-se o mês de Setembro de cada ano para se chamar atenção desse fato, de uma forma mais contundente, buscando evitar que pessoas cometam tais atos.

Chama-me atenção o fato de que nesses dias atuais, pelas facilidades que existem em muitos aspectos, ninguém deveria enveredar por esse caminho tão doloroso e trágico. A Ciência, através da Medicina, já conseguiu criar curas para doenças complexas como o Câncer, que até poucas décadas atrás horrorizava a mente de qualquer uma das pessoas no mundo.

Até mesmo a dificuldade de emprego/trabalho, já não chega a assustar, porque foram criadas e desenvolvidas profissões/atividades que antes também não existiam. E sabe-se que em nosso país o desemprego anda assustando. Mas isso pode-se se atribuir à barbeiragem institucional.

Desta forma, vamos vivendo sob pressão. E demasiadamente. A ponto de muita gente estar entregue a tratamentos médicos. Onde os psicológicos predominam. Mas que um contingente enorme de pessoas anda vivendo à base de drágeas. De todos os tipos. Buscando livrar-se dos males que lhes afetam, como também enfrentando as dificuldades que lhes surgem em função desse desequilíbrio comportamental humano no planeta.

Quando não, enveredam por caminhos daqueles que denominamos misteriosos, através de religiões, buscando soluções no astral, o que acaba lhes trazendo algumas outras complicações em grande parte das vezes.Tudo isso é impressionante..

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 28/09/2018
Código do texto: T6461716
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.