COINCIDÊNCIAS

Coincidência é quando você atira displicentemente a xepa do cigarro e essa vai cair dentro de uma garrafa, a três metros dali. É mole? Ou quando você menciona o nome de um devedor e ele aparece inesperadamente para lhe fazer o pagamento (pera aí, o título aí em cima é coincidências ou milagres?). Você pode passar o resto da vida tentando repetir o feito que não vai conseguir.

Alguns garantem não existir destino nem sorte, tudo é coincidência. Você teve seus números sorteados na megassena? Coincidência. Foi cavar um buraco para enterrar o gatinho e encontrou a arca de ouro de seu antepassado? Coincidência.

Alguns fenômenos não são coincidências, mas sim fatos científicos. Por que nosso sanduíche sempre cai no chão com o lado da manteiga pra baixo? Segundo Murphy, se fosse o sanduíche do Sílvio Santos – e não o meu, que sou azarado – o fato aconteceria do mesmo modo. O lado com a manteiga pesa alguns miligramas a mais, tem portanto maior probabilidade de ser atraído pela força da gravidade.

Falta saber qual fato científico explica por que faz sol quando saímos de guarda-chuva; por que os caixas eletrônicos não funcionam quando precisamos sacar urgente ou por que quando vamos ao quintal descalços acabamos pisando no cocô do cachorro.

Existe maior coincidência do que nos filmes americanos? O mocinho pode ir ao lugar mais longínquo e esquecido do mundo: New Cochinchina, Paquidermistão - incluindo um planeta onde só vivem minhocas – o que encontra lá? Uma jovem bonita, branca, luterana, anglo-saxã (e, claro, falando inglês). O que estaria ela fazendo ali? Não sei, coincidência! Americano é sortudo mesmo!

Existem outras coincidências: por que algumas pessoas metidas em negociatas, fraudes, superfaturamentos e outros, são quase sempre sócias de algum político? Coincidência. Como o pobre político vai saber que os sócios irão realizar cambalachos, traindo sua confiança? Coincidências, meus amigos, coincidências. A mão direita não sabe o que faz a esquerda.

Hilton Gorresen
Enviado por Hilton Gorresen em 10/09/2007
Código do texto: T646041
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.