A INCÓGNITA "RUDEnaro"

A INCÓGNITA "RUDEnaro"

"Porque sustentamos calados um

Estado inchado e ineficiente que

mete amão no nosso bolso sempre

que está em apuros"? (pag. 82)

RUTH DEAQUINO (jornalista), in

rev. ÉPOCA nº 996, de 24/07/2017

"Em quase 3 décadas como deputado

conseguiu aprovar apenas 2 projetos e

virou um saltimbanco de siglas. Perten-

ceu ao PDC, PP, PPR, PPB, PTB, PFL,

PSC (...)" (in"A Ameaça Bolsonaro")

ANA CLARA COSTA (jornalista)

rev. VEJA, nº 2551, de 11/10/2017, pag. 42

Segundo um dos meus 20 diferentes dicionários, "Incógnitas são valores desconhecidos inseridos numa expressão algébrica" e sua autora exige direitos sobre a citação. Tal conceito é milenar, vem dos séculos 16, 17, mas nossos tempos (e "leis") têm permitido que qualquer mortal se aposse de um termo ou expressão, do nome de um produto -- mesmo em outro país -- e o registre como coisa sua. A Democracia, criada nos templos gregos, nos "Partenon", agora têm "donos" e cada qual com um "modelo" diferente dela, empurrado goela abaixo do povo que sustenta Nações e mandatos de incompetentes e "trapalhões" de vários estilos.

Políticos e funcionários públicos (de 440 estatais) -- "inventados" por Dom João VI para dar sustento aos seus reinóis fugidos de Lisboa -- transformaram-se nessa malta que"assalta" os cofres do país e suga o sangue, suor e lágrimas de um povo inteiro, que mal consegue se sustentar. Tudo isso para quê ?! Produzir 20 ou 30 MIL leis que nem seus criadores respeitam e que uma Justiça tôsca e "torta" "interpreta" ao sabor das circunstâncias e dos nomes envolvidos. Ainda citando Ruth de Aquino, "se algo ficou claro para os brasileiros no expurgo da Lava Jato é que a politicagem estimula a corrupção".

Na mesma "ÉPOCA" (pag. 59) 2 declarações surpreendentes, pelas mãos do jornalista Fernando Schuler, citando outros autores: 1) o voto das pessoas não vale muita coisa, em uma eleição, e por isso elas têm pouco incentivo para buscar informação e agir com responsabilidade. (...) 2) as pessoas votam porque são OBRIGADAS, (o grifo é meu) por solidariedade a um candidato, por paixão política ou mesmo por espírito público. (...) Opinar e votar como um alienado. E é basicamente isso que as pessoas fazem". Pronto, em letras garrafais,a definição exata e completa dos nossos "eleitores": ALIENADOS !

Mesmo indecisos,sem NADA saber do candidato, sem sequer confiar no sujeito, VOTAM "´por desencargo de (in)consciência"... afinal, alguém terá que governar ! E, por isso,chegamos a esse "arauto do desastre"... bem pior que o irresponsãvel Lula, que a "trapalhona" Dilma e o mentiroso profissional que a substituiu. Lula teria "aberto" uns 60 MIL novos cargos públicos. Dilma aumentou isso e com eleições ou sem -- leis pra quê? ninguém as respeita ! -- Temer continua a"inchar" um funcionalismo público que não funciona...e não me refiro aos Correios, com seus 5 vice-presidentes "supérfluos".

E voltamos mais uma vez a Ruth de Aquino,lamentando o "déficit programado" do Governo Temer para R$ 139 BILHÕES em 2017, tendo êle pago R$ 1,8 bilhões de reais... "pela cumplicidade de parlamentares na forma de emendas".(sic) "Vários órgãos do Governo ,entre eles a Câmara dos Deputados,estouraram o teto dos gastos. Temos cerca de 30 ministérios com quase 100 mil cargos de confiança e comissionados. Pagamos aluguéis, passagens, diárias, saúde, beleza e educação dos poderosos. O funcionamento da Câmara e do Senado custa R$ 28 milhões por dia, mais de R$ 1 milhão por hora, informa a ONG Contas Abertas, do economista Gil Castello Branco. Por que pagamos viagens de Dilma Rousseff e outros ex-presidentes" ? (pag. 82)

Respondo eu, do alto de 22 ou 25 eleições presenciadas, sem nenhum efeito prático para mudar o país, saindo de 2 Partidos em 1972 -- com a "bondosa permissão" da Ditadura, com AI-5 e tudo o mais -- para esta "baderna" com 15 ou 15 vaidosos, a maioria fúteis, inexperientes de administração ou mesmo Política... e todos oportunistas, sabendo que NÃO HÁ CONSERTO para este país sem uma mudança realmente radical. Contudo, seus discursos são os mesmos que ouvi em 1950, garoto de 8 anos na praça da matriz de Rio Negro /PR, com um senhor de "bigodinho à la Hitler" distribuindo "broches de vassourinha" para VARRER as mazelas da nação atribulada... outros "lunáticos" semelhantes (*1) lhe seguiriam os passos: Jango, "Nandinho do Cooper feito", seu vice Itamar, o "professor" Luís Inácio e sua (in)fiel "discípula", depois um inconfiável ex-delegado e agora esta "voz que clama no deserto", a "Ameaça Bolsonaro", para reprisar o título da extensa reportagem de 7 páginas que desvenda algo do obscuro Passado desse "Adolfir Hitlernaro", cuja vida já merece uma análise mais acurada, "pelo bem da Nação", diria dom Pedro I.

Pouco entendo de uniformes e insígnias mas em foto de seu 1º casamento, na pag. 44, uma estranha farda "de passeio" que mais parece terno encomendado já o mostrava com grau de oficial em 1978... ora, no texto afirma-se que em 1970 êle teria 15 anos e, naquela época, só se servia após os 18 anos completos, portanto entrou para o Exército em 1974. Somente se tivesse cursado Agulhas Negras (que forma oficiais da Reserva em 4 anos) êle alçaria o grau de tenente R2. Resta saber o que significam aqueles símbolos na "farda-terno" e como (ou quando) os conseguiu.

Ex-militares vão galgando postos após se aposentarem, com 25 anos de caserna, mas um soldado comum raramente chegaria a capitão em 8 ou 10 anos. Há muitos "senões" na vida de nosso "futuro presidente"... se pouco se sabe de sua pessoa enquanto militar, me pergunto o que conhecem realmente seus "fãs" sobre suas aptidões ! Tendo sido batizado (?!) no Rio Jordão em 2016 (junto com seus 4 pimpolhos) e como integrante de um Partido cristão resta saber como o parlamentar sustenta discursos de morte a bandidos e no seu site virtual -- comandado por um filho -- admite frases de fãs, do tipo "comunista tem que morrer"! E o amor ao próximo, e o discurso persistente dos evangélicos de todos os matizes de RECUPERAR os errados, drogados, ladrões, etc ?!

Quem teme votar nesse "ex-caçador de passarinhos com espingarda de chumbo" (pag. 47, rev. VEJA) o faz porque "êle provavelmente não hesitaria em promover discursos de ódio contra adversários ideológicos, o que pode ter consequências nefastas num país que já é muito violento. (pag. 46) "Caminhando sozinho um candidato pode até vencer a eleição, mas governar sozinho ninguém governa" (pag. 49), provocando até seu inevitável impeachment, por falta de coalizão.

"Bolsonaro não oferece a seus leitores um conjunto concatenado de idéias, não articula uma visão de Estado nem se alinha com nenhuma escola econômica. "Sou ignorante em Economia", confessa". (pag 44) "O discurso agressivo de Bolsonaro encaixa-se no clima politicamente polarizado do Brasil atual e faz sucesso entre uma camada de eleitores, mas talvez só ajude a radicalizar ainda mais o ambiente político". (pag. 45)

Voltemos às paginas da revista ÉPOCA nº 996 / 2017 que trata dos "julgamentos" militares durante a Ditadura (no STM/1975-76)... o jornalista Fernando Schuler alerta para a "tribalização da Internet" na qual o "isolamento digital produz uma redução de empatia entre as pessoas". (pag. 58) Democracia exige espaços comuns de DIÁLOGO e aprendizado entre os cidadãos... "no mundo digital a tendência parece oposta: pessoas mais ou menos solitárias praticando a velha guerra de posições. Reproduzindo, sem perceber, os piores vícios dos políticos furiosos de quem elas tanto desejam se diferenciar".

"A novidade, na era digital, é que uma incrível multidão de pessoas passou, de uma hora para outra, a exercitar ativamente sua alienação. O alienado passivo dos tempos pré-Internet era um tipo calado. (...) O alienado ativo é o seu oposto: ele sabe de tudo, É o sabe-tudo das redes sociais". (pag. 59)

Penso que finalmente o Brasil chegará ao fundo desse "poço sem fundo" em que teima em ficar "deitado eternamente em berço esplêndido"... ja´perto dos 70 anos, sem votar desde 1989 por convicções pessoais, deixo nas mãos dos mais jovens a responsabilidade das escolhas, pelas quais irão pagar adiante. Aprendi que VOTO não é loteria, não se trata de "tentar a Sorte" ou coisa parecida ! Em geral, significa apenas garantir riqueza e mordomias a um bando de inúteis ! Afinal, vivi 25 eleições aguardando MUDANÇAS !

CINCINATO P. AZEVEDO (21/out. 2018)

***********************

OBS: (*1) FAZ EXATAMENTE 1 SÉCULO que elegeram 1 presidente com problemas mentais, DELFIM MOREIRA, segundo a revista SUPER-INTERESSANTE !