POUCAS LETRAS, GRANDE ASSUNTO - BVIW

Escrever é alimentar a nossa alma. Não me perguntem como ela extrai as vitaminas, mas se não escrevermos ela morre. A manifestação se dá com um nome, aliás vários: depressão, melancolia, angústia, autodepreciação, neurose, esquizofrenia, bipolaridade. É o mal do artista que não produz. Acontece com escritores, pintores, músicos. Todos precisam criar para continuar respirando. É um distúrbio novo? Não. Freud que o diga que tanto batalhou para minimizar esse problema em nossas vidas. O que temos hoje são mais teorias a respeito o que nos dá a sensação de ser coisa do século atual. Grandes mestres foram portadores desse distúrbio em todas as parte do planeta. Paganini, Van Gogh, Hemingway, Machado, Virginia Woolf, Beethoven, Robin Williams, Marilyn Monroe. Listar aqui seria produzir uma lista telefônica. Muitos superaram produzindo muito, o que é bom para a arte. Outros abraçam todas as ramificações das artes e conseguem passar pela vida sem sequer sentir ou demonstrar portador do problema. Estes últimos dão impressão de várias encarnações numa só pessoa. Huumm...E porque não?

Tema: Século XXI, a era da depressão.

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 26/09/2018
Código do texto: T6460124
Classificação de conteúdo: seguro