Crônica, passageiro: oito bistecas cortadas bem fininhas para passar na chapa

Belém, 15 de setembro de 2018.

"Amor, olha pra mim, foca: aproveita o exercício, corra e compre oito bistecas cortadas bem fininhas para passar na chapa".

"Tá bom".

"Lembra, oito bistecas cortadas bem fininhas para passar na chapa".

Saí repetindo: "oito bistecas cortadas bem fininhas para passar na chapa". "Oito bistecas cortadas bem fininhas para passar na chapa".

Imaginei uma música com batida: "oito bistecas cortadas bem fininhas para passar na chapa".

"Tempo de DJ: Tum-Tum-Tum, oito-oito-oito, squashhh, oito bistecas cortadas bem fininhas para passar na chapa".

Correndo.

"Oito bistecas".

Correndo e pensando.

"Bisteca é uma carne boa, preciso parar de comer carne. Ajudar a combater o agronegócio".

"Bisteca, bisteca. Mas é bom comer bisteca".

Bora, Carlos. Foco. Foco.

Corre. Corre. Vou parar ali naquele quebra-mola. Vai!! Droga de gordinho que sou. Corre agora.

"Oito bistecas cortadas bem fininhas pra passar na chapa".

"Oito bistecas bem fininhas...".

"Bem fininhas... tempo em que morava com os amigos no conjunto Império Amazônico, em 93, quinto bloco, apto 205. Eu cuidava do arroz, Oziel do feijão, Rogério sempre no bife, parte bem fininhas, que nem a bisteca que vou comprar, bem batidinho o bife, pá-pá-pá naquelas onze horas da manhã, pobre é assim, ainda mais estudante".

"Pobreza. Porque tanta gente vive pobre? Ainda tem gente que ameaça a gente por reclamar disso. Ganância!". "Pobreza é não ter escolha. Tem sentido?"

"Ops, um cocô de cachorro. Desvia.".

Foco, Carlos, foco.

"Bistecas bem fininhas para passar na chapa".

"Na chapa. Na chapa. Na frigideira. Cheiro bom de carne na frigideira. Óleo de cozinha. Mas podia ser óleo de miriti. Será que dá fazer manejo de miriti? Lá de Bagre? Se não der óleo, dá pra fazer mingau. Mingau de miriti. Abaetetuba. Prefiro o mingau de açaí. Será que dá pra trabalhar com a Cofruta o fundo açaí? Seria bom eles visitarem o Acuti-pereira. Um falava do fundo, outro falava do sistema agroflorestal. Viveiro. Edital do Banco da Amazônia. Paula tá certa. Computador pra Alynne que ela não tem. Youtube. Sociedade da Virtude é maneiro. Zezelo e Professor Benedícrates, vou já postar. Que bom que gostaram da minha besteira. Dá nervoso".

"Oito... o que era mesmo?".

"Oito bistecas cortadas bem fininhas para... Humm, lixo que não se quer mais aqui, pouco urubu. Legal o jardim que os moradores fizeram. Podiam plantar uns mamoeiros. Mamoeiros vingam fácil. O de casa tá muito grande. Será que vai dar problema para os vizinhos?".

Quase chegando no açougue.

"Casa do Heitor, amiguinho do Vicente. Tem que fazer a despedida para os amiguinhos que tanto cuidaram do Vicente na turma dele. Vicente, pé no chão, Vicente. Também piso meio assim".

"Culto na igreja".

"Homem bêbado sem camisa andando".

"Mulher na bicicleta andando com sacola na garupa".

"Um filé bem fino pra comprar. Filé ou contra- filé. Contra filé??".

A moça do açougue diz: "bom dia".

"Bom dia".

O rapaz do açougue pergunta: "vai querer o quê, meu patrão?".

Já me atrapalhou os pensamento: Pensei em dizer "não sou seu patrão, sou pobre lascado como você, tenho um tênis velho, mamoeiros, bifes fininhos, lixo, mingau de açaí, Império Amazônico, como contra-filé...".

"Senhor?".

"Por favor, me-me, ve-ve-ve, POR FAVOR ME VEJA OITO BISTECAS CORTADAS BEM FININHAS PARA PASSAR NA CHAPA!".

O açougueiro riu da minha capacidade de decorar tal pedido.

Voltei caminhando triunfante.

"Senhor, esqueceu seu troco!".

"ah, o troco".

Voltei. Peguei o troco.

Um caminhante nem tão triunfante.

"Eu podia fazer uma crônica, podia sim, hummm, quando vamos vencer a boçalidade do Bonner? Não tem nuvem no céu, será que existem os tais rios voadores...".