SOMOS RESPONSÁVEIS LITERALMENTE PELA NOSSA REALIDADE?

"Nós criamos nossa realidade conforme a nossa escolha que fazemos".Tudo bem, em grande parte esta frase está perfeita.Mas nem tudo que vivemos foi uma escolha nossa. Se uma criança nasce com uma doença ou adquire depois de nascer em que a mesma vai ser lesiva para o resto de sua vida, então ela ela não escolheu, ela vai se adaptar as suas condições físicas no decorrer de sua vida.

São tantos os exemplos que por si só desmentem a frase no inicio do texto. Querendo ou não o indivíduo é refém do sistema, das circunstâncias históricas, econômicas, políticas do seu tempo.

Vamos começar pela história moderna para não ficar enfadonha o referido texto, pois a história é testemunha de fatos como estou aqui enunciando. A Segunda Guerra em que os judeus foram vítimas dos nazistas , e ai? Eles escolheram sua realidade? Os habitantes de Hiroshima e Nagasaki decidiram pelos seus tristes fins? E os que ficaram com as sequelas da explosão da bomba?

Direcionemos para os tempos atuais, uma grande parte ou pelo menos metade dela escolheu o regime de Chaves e Maduro? Nem falo dos que votaram nos dois presidentes, mas todos ou uma grande maioria está sofrendo as consequência do regime socialista moreno.

Assistir algum tempo atrás, nem tanto tempo assim, na rede Record uma reportagem sobre a entrada de refugiados venezuelanos no Brasil, mais especificamente em Roraima, cerca de 40 mil. Na reportagem duas venezuelanas deram entrevista falando dos seus dramas, e de uma forma constrangidas revelaram a forma pela qual estão sobrevivendo, sem perspectiva de trabalho apelaram para a prostituição. Alugam seus corpos por uma hora por sessenta reais. Com esse dinheiro além de se manterem ainda enviam para seus parentes residentes no País de Maduro.

Voltemos a Europa, o drama de milhares de sírios , e tantos outros países da África , no caso dos sírios fugidos do regime de Bashar-al-Assad , certamente essas milhares de pessoas não foram elas que escolheram essa realidade.

As crises econômicas e o que deriva desse problema social é por demais doloroso e atinge milhares e milhões de pessoas, que se pudessem não estariam na situação que se encontram. Milhares, milhões de indivíduos vivem sob o medo da violência, outras tantas já morreram por causa do contexto social, político , ideológico pelo qual passamos.

Volto a repetir, a frase é muito verdadeira em muitos aspectos, por exemplo, um casal em situação econômica desfavorável resolve colocar um ou mais filhos no mundo vai sofrer terrivelmente , não só o casal, mas a criança ou as crianças.Hoje, há uma tendência de muitos casais, mesmo com condições financeiras favoráveis não estão querendo mais procriar, não por questões econômicas, mas por entenderem que vivemos numa sociedade por demais problemática, porque mesmo filhos bem criados não é garantia mais de um futuro sem grandes preocupações , as drogas estão em todos os lugares, filhos desajustados.

outro exemplar que pode iluminar o raciocínio do pensamento aqui colocado. A filha do casal Nardoni , Isabela, e tantos outros não escolheram a família que a conceberam. Tudo bem, alguém pode dizer que essas crianças não tinha discernimento para fazer escolhas, sim, tudo bem, mas estamos falando de vidas, de destinos, embora esta palavra destino seja contraditória sobre o pensamento racionalista em me propus desenvolver essa elucubração.

Só mais um exemplo,, você se encontra no ponto de ônibus ou atravessando a rua na faixa de pedestre , vem um louco irresponsável com um carro em alta velocidade te atropela, não mata, mas deixa com sequelas graves, como ficar em cima de uma cadeira de rodas, pior ainda, em cima de uma cama em estado vegetativo. Bela escolha feita por você para sua vida.

Liev Tolstoi , no seu livro , narra o desfecho da trajetória de um indivíduo que o leva a uma realidade não prevista por ele, e nem escolhida.

"Ivan Ilitch, um juiz respeitado que depois de conseguir uma oferta para atuar em uma outra cidade, compra um apartamento lá, para ele , sua mulher e seu filho morarem. Ao ir para o apartamento, antes de todos, para decora-lo,ele cai e se machuca na região do rim, dando inicio a uma doença. Tolstoi prova que o destino é inevitável "

"Uma pessoa muitas vezes encontra o seu destino no caminho que ele tomou para evita-lo"

(Jean De La Fontaine)

inclemente
Enviado por inclemente em 19/09/2018
Código do texto: T6453808
Classificação de conteúdo: seguro