LEMBRANÇAS DA CASERNA... 16h47min. (Reminiscências).

Nossas lembranças de hoje, remontam há quase seis décadas, mas, foi, podemos assim dizer, um período gratificante em nossa vida; * aonde aprendemos o valor da disciplina, e o que mais importante os “superiores” davam exemplo, isto é, se o exercício era correr eles corriam juntos; nas atividades de educação física, a praticavam juntamente conosco...

A disciplina era rígida, mas tudo que é repetido constantemente à gente vai se acostumando; o corneteiro bem cedo, “avisava” que era hora de levantar, era aquela correria para ir ao banheiro, um enorme espelho permitia que muitos fizessem a barba ao mesmo tempo, pois tinha que ser feito diariamente, bem como o corte do cabelo, uma vez por semana...

Eram quatro companhias, não havia espaço no refeitório para todas irem ao mesmo tempo, ia uma companhia por vez, a primeira de hoje, seria o última da manhã seguinte, pela manhã o calor era brando, (Rio de Janeiro) mas a espera na hora do almoço, na “força” do Sol, a companhia que entrasse por último não deixava de ser um teste de paciência...

Todos ficavam no pátio, de pé, antes de sermos liberados para nossas atividades, sempre havia as palavras do Comandante Chefe do Batalhão Coronel Sylvestre Travassos, que às vezes até se alongava em suas palavras...

*Fizemos o teste de aptidão física em 1959, e fomos convocados a servir na Policia do Exercito, em março 1960, após uma viagem de duas noites e três dias, de trem, finalmente chegamos ao local, aonde iremos prestar serviço militar, no bairro de Andaraí, na Rua Barão de Mesquita, sede do primeiro Batalhão da Policia do Exercito...

Os primeiros dias foram de adaptações, - dormimos em colchões no ginásio - na seqüência fomos encaminhados aos respectivos alojamentos; atividades tínhamos de sobra, e isto era muito bom preencher o tempo, pois era comum termos saudades de casa, mas era necessário vencer os desafios...

Estas lembranças, que nos vem à mente, até nos induzem a refletir, em que o nosso país, esta carecendo de “disciplina” que pode culminar no Amor a Pátria, pois a grande maioria tudo “exige” “dela”, mas o que realmente estão dando “ela” em troca? Seriam Bolsonaro e seu vice Mourão, agentes desta nova modalidade de governabilidade? Que aconteça o melhor para todos nós...

Naquele período era Presidente Jânio Quadro, que “encurtou” o tempo do serviço militar, pois lá ficamos tão somente de junho de 1960, a março de 1961, portanto somente nove meses, quando o habitual era um ano; cinco meses depois de termos saído, o então presidente renúncia, no dia do soldado 25 de agosto... 17h35min. Curitiba, 19 de setembro de 2018 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 19/09/2018
Código do texto: T6453597
Classificação de conteúdo: seguro