um fato quase ocorrido
Certa vez, na cidade de Rubiataba de Goiás, o professor deu falta de um dos seus mais valiosos livros. Procurou por toda parte na sala de aula, carteira por carteira, sendo ajudado por dois discentes: Miguel e Antônio. O mestre tentava dar as características da obra e do autor, informando que este era do Rio de Janeiro e que morrera em 2013. De nada as informações serviram a ambos, já que eles não conheciam sua biografia. Marcos Melo, começou a deduzir que o seu livro fora furtado e começou a suspeitar dos meninos, mas logo descartou que fossem eles os larápios, já que este é o aluno tímido de toda a escola, e aquele é o seu melhor aprendiz. Decidiu, então, leva-los à secretaria, a fim de que o diretor o ajudasse em desvendar o sumiço do tal livro. Ao chegarem diante de Ciro Veras e informar o ocorrido, a história tornou-se perturbadora e engraçada, quando Juliana abre a porta da sala onde os docentes e discentes discutem o fato. Ela estica a mão e entrega a Novíssima Gramatica da língua portuguesa, que o professor havia lhe emprestado dias antes. Ele por sua vez ficou deveras encabulado pelo seu costumeiro esquecimento, que sempre lhe causa vexação. Essa estória surgiu em um dia de ociosidade do narrador, causou-lhe tremenda gargalhada solitária, que até hoje ao digitá-la o sorriso ainda lhe brota na face.