Viagem Literária.

Marcos Antônio Lima

Escritor, Poeta e Membro Correspondente da ALPA

Ao descer daquela carruagem de ferro e fibra de vidro, revestida de plástico e couro, com seus cavalos de força movidos à gasolina, alguns instantes depois de ter percorrido vários quilômetros por terras áridas e asfalto escaldante, ao adentrar no pátio da Escola Municipal Manoel Nascimento Neto, ao me ver diante de um sertão de livros estendidos num chão de letras eu senti o meu ser revigorar. Fui acolhido pela fada-madrinha da leitura, e bibliotecária Lucia Nascimento, uma deidade menestrel no incentivo literário. Ela me acalantou com o seu sorriso largo e me conduziu pelas veredas das letras da 2ª Mostra Literário do Manoel Neto: Versos e Reversos.

Assim, como todo poeta é também um “pouquinho” criança e, toda criança é perene poeta, deixei-me levar de encontro ao meu eu, em forma de caricatura rabiscada pelo grande mago dos desenhos, o Cartunista Guto. Ao lado de minha caricatura, me sorria as “também” caricaturas do poeta Rogério Xavier, a oferecer-me um delicioso Chá de Poesias, enquanto o nobre escritor Rubervânio Rubinho Lima via passar diante de seus olhos, a sua “Idades Urgentes”, aplaudida de pé por toda a plenária.

Foi através das Janelas da Alma da poetisa Marajana Araújo que vi o meu Jardim de Árida Poesia todo florido, e no centro dele Luiz Gonzaga 100 Anos de Historia e a passagem do Rei do Baião por Paulo Afonso, de João de Souza Lima, a rasgar o fole da história através de sua concertina de oito baixos, enquanto o pedagogo, poeta e também Imortal da “ALPA” Edson Barreto derramava de seus livros, através do sibilar das palavras dos alunos e alunas que declamaram seus versos, um dilúvio de poesias sobre o auditório florido e regado a juventude.

Naquele teatro de letras, a orquestra literária estava sendo regida “brilhantemente” pela varinha mágica das “fadas do conhecimento”, Professora Jedalva do fundamental II (Idealizadora do Projeto), além de um anjo em forma de Coordenadora Pedagógica, que anjo é até mesmo no sobrenome; Bel Anjos, e pela digníssima Diretora Luciana Santos, e sua vice-diretora, a gladiadora pedagógica, Ciane. Enquanto uma bruxa, que parecia ter saído de um dos livros de contos de fadas, a tudo observava e aplaudia com entusiasmo, num piscar de olhos, e tão rápido quanto o lampejo do pensamento, logo a reconheci como sendo a Bruxa Neta, personagem da querida Celma.

Os alunos deram um show de literatura e foram “eles” as verdadeiras estrelas a ocupar o palco daquele universo literário, enquanto nós, os homenageados escritores pauloafonsinos fomos expectadores em estado de êxtase. Fascinado ficou este poeta ao ouvir as declamações das pequeninas princesas Karina Bezerra e Cíntya Suellen, alunas do 1º Ano C da professora Rozimeire, ao ouvi-las declamarem poemas contidos no livro: Jardim de Árida Poesia, com suas vozes pueris que mais pareciam o sussurrar de anjos tocando banjo sobre as nuvens, e isso nos levou ao ápice poético.

Trocam-se os acordes, mudou-se o cenário, mas não se perdeu a beleza do espetáculo, e nem a suavidade da melodia, e assim, ao som do ex-aluno Warlison e seu tocante rap sobre o amor, foram anunciados a sinfônica nota de 4,7 do IDEB, o que fez todos os corações pulsarem felicidades, inclusive os nossos de escritores da ALPA. No entanto fomos nós a termos o privilégio de adornar o sequioso colo dos educandos com suas respectivas e merecedoras, medalhas de honra ao mérito, que reluziam em seu peito feito facho de luz do sol do conhecimento.

Em meio a tantas pérolas dessa esplendorosa e rica mina Manoel Nascimento Neto, eis que não poderia esquecer a beleza estonteante, e ao mesmo tempo sutil, da ex aluna Luana Rafaela, graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Especialista em Educação e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), a qual recentemente concluiu o mestrado em Dinâmicas Tecnológicas pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), que abrilhantou “ainda” mais o evento, juntamente com o também ex aluno, o simpaticíssimo Alef Rodrigo, atualmente Professor de matemática. Esses outrora brutos diamantes, de elevados quilates foram lapidados pelas mãos dedicadas de imensuráveis joalheiros da educação, para se tornarem verdadeiras jóias de intenso valor, e protagonistas de sua história.

A mesa diretora encontrava-se muito bem adornada, e composta por glamorosas deidades; dentre elas a poetisa Socorro Araújo (ALPA) com sua elegância e delicadeza. A seu lado, a querida professora Carmem (Coordenadora Pedagógica do Projeto: Leitura a Chave do Mundo) da secretaria Municipal de Educação da ilha verde, Paulo Afonso, distribuía simpatia juntamente com Maria Gilvanira Gomes, Superintendente de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e também professora de Metodologia Científica da Fasete, e a protagonista do 2ª Mostra Literária, professora Jedalva (Manoel Nascimento Neto). Elas abrilhantaram com seus encantos e fascínios, aos nossos olhos e corações literários, assim como aos olhos e corações dos estudantes, e de toda a plenária.

O Sub-Secretario Pedro representou de forma sucinta e competente, ao Secretário Municipal de Educação, Professor Silva, enquanto o ex aluno João Vitor representou a turma do IDEB. A Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA) também foi muitíssimo bem representada pelos ilustres confrades João de Sousa Lima (Historiador e Vice Presidente), Socorro Araújo (Poetisa e Secretária Geral da ALPA), Edson Barreto (Escritor e Poeta), e por este também escritor e poeta, Marcos Antônio Lima (Membro Correspondente). Todos nós saímos dali com o espírito literário renovado, e um sorriso pleno de satisfação carregado de átomos polarizados pela energia do incentivo, e assim, mais fortalecidos e prontos para dar continuidade ao nosso universo de letras, e um dia, orgulhosamente sermos substituídos por algumas dessas perolas que hoje nos homenageiam.

Marcos Antônio Lima
Enviado por Marcos Antônio Lima em 17/09/2018
Reeditado em 17/09/2018
Código do texto: T6451223
Classificação de conteúdo: seguro