VOTO QUE NOS SAI CARO !

VOTO QUE NOS SAI CARO !

"A importância que se dá a eleições presidenciais,

quando há todo o Congresso a considerar, Consti-

tuição, a alta e média burocracia encravadas, a

máfia dos governadores estaduais, etc, dispensa

comentário sério". (pag. 158)

PAULO FRANCIS - "30 Anos Esta Noite - 1964, o

que vi e vivi", ed. Companhia das Letras, 1994, SP

Fico a me perguntar o que pensam as famílias -- nem sequer parentes -- com o mesmo sobrenome desse "Pithecantropus mal erectus" que TREs e o TSE "permitem" que chegue a ser candidato, apesar de todas as ilicitudes que pesam em seu costado. Aqui em Belém um "radialista" que agia quase como chantagista -- ameaçando contar os "podres" de alguns prefeitos (o que nunca fazia) -- acabou enredado numa série de acusações por malversação de verba pública, dinheiro do povo. Em 2 ANOS e tanto de "idas e vindas", de acusações nos jornais, eis que recentemente virou manchete: "seu mandato de deputado fôra cassado" ! Pois é, triste fim !

Fui à padaria anteontem e na TV lá estava o MISERÁVEL fazendo campanha, aos berros, para "voltar a Brasília", lodaçal eterno, usando o número 7, que o Destino adora fazer "piadas" ! PQP, porque custa tanto ao Senado SUSPENDER a vigência "dessa Lei indigna" que obriga o tal "cidadão" -- parece chacota, isso -- a IR VOTAR, mesmo quando anula seu voto, suprema covardia, a meu ver ?! Ora, a lógica da Vida é, se não tem quem preste, você não vai ao pleito ! Já é PROTESTO mais do que suficiente... obrigar-nos a filas, calor, despesas, aborrecimentos, para "votar" EM BRANCO ou anular, é INSANIDADE duma falsa Democracia, que permite -- com as "coligações" -- a união de quem você confia (ou do qual espera progresso) com os que você MAIS DETESTA, desmoralizando seu voto.

E chegamos à última "maravilha" da face da Terra, o mais "novo salvador" dessa amara Pátria mal-amada, Sua Excelência "capitão" Bolsonaro. Não tenho tempo nem disposição para consultar (via Internet) seus projetos de lei, moções, leis votadas em 30 ANOS "pra lamentar", supostamente representando meu Rio, de Garotinho, Cabral, Rosinha e "companhia" bela. Duvido sequer que tenha site, nenhum deles PRECISA JUSTIFICAR nada, estão ali apenas para "enricar" e fazer (ou não!) o que o Governo federal lhes "implora !

Seus eleitores alegam que vem para MUDAR, justo êle, "político profissional" por 3 DÉCADAS. Ah, mas vai acabar com a bandidagem... como?! Fazendo "PSIU", lendo seus nomes e "adresses" em lista telefônica ?! Programas de crimes nas Rádios "batem na mesma tecla": "a Polícia prende e a Justiça solta"! Mesmo assim, sem 1 OBRA sequer de vulto, irão votar no sujeito... e o País (nós) que se dane !

Encerro citando de novo Francis, "fechando" a página da epígrafe do início desta crônica: "Estar ciente do que é o Brasil e chegar aos 60 anos sem se tornar alcoólatra, ficar louco ou se entregar a qualquer desvario é feito raro". (...) "No Brasil, os vícios cartoriais do empresariado, com sua corrupção retrógrada (...), a intervenção do Estado na economia, cabide de empregos e a institucionalização do furto da bolsa pública, se agravaram no pós-1964. Esse é o maior fracasso do Movimento" ! (pag. 164)

"NATO" AZEVEDO (em 13/set. 2018)

***********

ELEIÇÃO "NO BREJO"

I

Jamais vi tanto candidato "josta",

tão despreparado, besta, ignaro,

mas certamente o que mais me desgosta

é ver tantos a admirar Bolsonaro.

I I

O que fez ?! Seus projetos ?! Sem resposta

o eleitor -- "joão-ninguém" ou preclaro --

não se importa por fazer cega aposta

num "cowboy do asfalto" rude e "raro".

I I I

Se eu pretendesse votar, nesta eleição,

uns 10 eliminava de antemão...

nele -- garanto -- jamais votaria !

I V

30 ANOS "hibernando" em Brasília

só tratou de "enricar" sua família...

tendo filho na mesma "mordomia" !

"NATO" AZEVEDO

(em 13/set. 2018)

VOTO "MUITO CARO"

I

Só para afastar o tédio

vou escalar "7 Quedas";

do maior de nossos prédios

saltarei sem parquedas.

I I

Levo um carvalho nas costas

indo a pé até Brasília;

nadarei por toda a Costa

sem descansar numa ilha !

I I I

Me visto até de jumento,

peço zebra em casamento

e pro "Vittar" "me declaro" !

I V

Digo e faço tido isso...

quebro tod'os compromissos

mas NÃO VOTO em Bolsonaro !

"NATO" AZEVEDO

(em 13/set. 2018)

OBS: soneto inspirado em duas

setilhas do cordelista CLÁUDIO

CARDOSO, postadas no

Facebook em 12/set. pp.